“Crescer – para quê?” é o slogan de promoção do mais recente modelo da Renault. O Modus foi apresentado no passado fim-de-semana na Auto Jardim, na Guarda, e deixa transparecer uma filosofia descontraída e lúdica. Este automóvel posiciona-se entre o Clio e o Scénic «e não vem substituir o Twingo», começa por explicar Vítor Nunes, responsável pelo concessionário da Renault na Guarda.
A nova viatura é o princípio de uma estratégia da marca no segmento dos pequenos carros. Primeiro, a Renault inovou com o primeiro monovolume a nível europeu, a Space, depois com a criação do Scénic, como um monovolume médio, e «agora criou um mini-monovolume», refere aquele responsável. A ideia é fazer um Scénic em ponto pequeno, mas apesar de ser uma viatura do segmento inferior, «apresenta algumas funções bastante inovadoras», como a «boa» habitabilidade e a versatilidade. Uma das virtudes do Modus é poder transformar-se, em menos de um minuto, de quatro em cinco lugares, e vice-versa. Basta mover uma parte central do banco traseiro e as duas metades do assento para arranjar espaço para mais um lugar. Para além de ser polivalente, o Modus caracteriza-se ainda pela sua compacticidade: «É pequeno por fora, mas espaçoso por dentro», sublinha ainda Vítor Nunes. O público-alvo é «vasto», pois está dependente do contexto sócio-económico do país, apesar de tudo, destina-se aos públicos mais jovens e irreverentes. De resto, esta é a primeira viatura do segmento inferior a conseguir cinco estrelas nos “crash-tests” do Euro NCAP (European Car Assessment Programm), «o que nunca tinha sido alcançado por nenhuma marca», destaca. O Modus está disponível a partir de 14.700 euros até aos 21 mil euros, nas motorizações a gasolina 1.2, 1.4 e 1.6, ambas 16 válvulas; e no diesel o 1.5 com 65 e 80 cavalos.