Arquivo

Ministra garante que pós-troika será decidido antes de 17 de maio

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a decisão sobre a forma como Portugal sairá do actual programa de resgate será tomada e comunicada publicamente antes de 17 de Maio, mas que não foi discutida no Eurogrupo.

A governante, que falava aos jornalistas depois da reunião dos ministros das Finanças da zona euro que se realizou em Atenas, apontou ainda a próxima reunião do Eurogrupo, que decorre a 5 de Maio como uma data possível para Portugal transmitir a sua decisão aos parceiros do euro.

“Não houve discussão sobre a estratégia de saída. Reiterei que o Governo português continua a ponderar as opções e que oportunamente, antes do fim do programa que é 17 de Maio, tomaremos e comunicaremos a nossa decisão, quer ao Eurogrupo, quer publicamente. (…) Teremos um Eurogrupo antes de 17 de Maio, e essa é uma data possível”, afirmou.

As declarações de Maria Luís Albuquerque contrariam informações veiculadas hoje pelo Wall Street Journal, que noticiava o adiamento para os últimos dias de Junho do final do programa de assistência financeira em Portugal. O jornal referia declarações do porta-voz da Comissão Europeia, Simon O’Connor, que argumentava questões processuais para adiar o pagamento da última tranche de apoio.

Sobre o autor

Leave a Reply