Arquivo

Ministra da Justiça pede desculpa pelos problemas da plataforma CItius

Paula Teixeira da Cruz diz que paralisação não causou o «caos» nos tribunais e que essa teoria só pode ter partido de pessoas que «são contra a reforma» ou que estão de «má fé».

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, pediu hoje desculpa pelos «transtornos» resultantes dos problemas detetados na plataforma informática Citius e garantiu que serão apuradas responsabilidades.

«Peço desculpa em nome do Ministério da Justiça pelos transtornos», declarou Paula Teixeira da Cruz, à margem da apresentação do anteprojecto do Código de Processo nos Tribunais Administrativos e do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, em Lisboa. A ministra disse «assumir integralmente a responsabilidade política» pelos «transtornos» registados na plataforma, mas negou que estes tivessem causado o «caos» nos tribunais e acrescentou que essa teoria só pode ter partido de pessoas que «são contra a reforma» ou que estão de «má fé».

«A responsabilidade política assumo-a integramente», declarou a governante, garantindo que tinha recebido informações de que a 1 de setembro, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário, o Citius estaria em condições de funcionar em pleno. Quanto às anomalias técnicas verificadas na plataforma informática Citius, Paula Teixeira da Cruz assegurou que «haverá um processo de averiguações porque não há ninguém irresponsável».

Questionada sobre para quando o restabelecimento da normalidade da plataforma informática, a ministra não se comprometeu com qualquer data, afirmando, contudo, esperar que os problemas sejam resolvidos o mais breve possível.

Sobre a eventualidade de se demitir, a titular da pasta da Justiça disse que «tem sempre o lugar à disposição», mas que, «numa altura de dificuldades», a sua prioridade é «resolver os problemas» da plataforma.

Sobre o autor

Leave a Reply