Arquivo

Miguel Relvas acusado de ameaçar jornalista

Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares é acusado pelo Conselho de Redação do jornal “Público” de ter ameaçado uma jornalista, de quem “divulgaria, na Internet, dados da vida privada”, caso uma notícia fosse publicada.

O Conselho de Redação do “Público” acusa o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, de ter ameaçado o jornal – e a jornalista Maria José Oliveira – a não publicar uma notícia sobre o caso das “secretas”.

Depois da audição de Relvas na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, na terça-feira, Maria José Oliveira questionou o ministro sobre uma série de “incongruências” sobre o seu depoimento.

O número 2 do Governo terá contactado a editora de política do “Público” telefonicamente e, de acordo com o comunicado do Conselho de Redação, “terá dito que, se o jornal publicasse a notícia, enviaria uma queixa à ERC, promoveria um black out de todos os ministros em relação ao ‘Público’ e divulgaria, na Internet, dados da vida privada da jornalista.”

A direção do jornal foi informada da situação, mas, até à data, não tomou qualquer posição – e não publicou a notícia em questão. O Conselho de Redação acusa a direção do jornal de ter falhado “ao não repudiar imediata e publicamente a inaceitável atitude de pressão daquele que é considerado o número 2 do Governo da República.

Entretanto, o Sindicato dos Jornalistas já veio exigir um esclarecimento sobre as ameaças ao jornal “Público” e diz que, a confirmarem-se as acusações, o ministro deixará de ter condições para continuar no Governo.

Sobre o autor

Leave a Reply