Com as férias de Verão a começar, a maior parte de nós só pensa em descansar e sair com os amigos. Mas a verdade é que as férias duram 3 meses, e acabamos por nos fartar de estar em casa, sem nada para fazer. Podemos passar as férias a jogar PS, a dormir a maior parte do dia, e a passear o resto do tempo. Ou podemos fazer alguma coisa de útil. Existem milhões de actividades e maneiras de ocupar o tempo, de todo o género, e com diferentes horários e duração. Aqui ficam algumas sugestões:
As Férias Desportivas são sempre uma boa ideia. Podemos inscrever-nos com os amigos que quisermos, durante uma, duas, ou até três semanas. Os programas incluem campismo, ida ao rio, vários desportos durante todo o dia, de manhã ao final da tarde. É também uma óptima maneira de conhecer pessoas novas.
Podemos também inscrever-nos nas Academias de Verão das Universidades, patrocinadas pela Ciência Viva ou pelas próprias Universidades. Existem em diversas Universidades em todo o país, em imensas áreas, conforme os nossos interesses. Problema: só alunos do Secundário se podem inscrever.
Para ganharmos uns trocos no Verão, podemos sempre arranjar emprego ou tentar a nossa sorte no IPJ, no OTL de Verão, em que nos candidatamos conforme as horas que queremos trabalhar e os nossos interesses de actividades. Depois colocam-nos conforme as opções de trabalhos que têm disponíveis.
Entretanto na Guarda, de 22 de Junho a 23 de Julho decorre um ateliê de Teatro do Grupo Aquilo em que estão a participar alguns colegas nossos.
Outra opção (onde já temos de gastar dinheiro), é organizar viagens em grupo a sítios de interesse, quer no país ou no estrangeiro. Com amigos, família ou numa excursão com desconhecidos, ficamos sempre a conhecer sítios novos, maravilhosos, até fantasiosos, viagens que nos vão deixar sempre boas memórias.
Por fim, para ajudarmos um pouco os outros, podemos sempre fazer voluntariado. Existem vários tipos de voluntariado, quer para ajudar crianças, idosos, pessoas desfavorecidas ou doentes nos hospitais. Podemos juntar-nos a causas pelo ambiente, por animais ou por qualquer outra coisa que achemos que merece o nosso apoio. O único requisito para o voluntariado: é preciso ter 16 anos.
O que quer que decidam fazer, o importante é mexermo-nos nas férias, e não passá-las sentados no sofá em frente à TV.
Ana Lurdes Logrado (9.º D)