Arquivo

Mega-projecto médico-social anunciado para o Sabugal

Franceses querem investir 45 milhões de euros no concelho e criar 300 postos de trabalho

A Câmara do Sabugal estabeleceu um acordo com a multinacional francesa “Experience SA” para a concretização de um mega-investimento privado de 45 milhões de euros na envolvente da barragem.

O presidente da autarquia, Manuel Rito, revelou o projecto na passada sexta-feira, durante a reunião de Câmara. O complexo médico-social, vocacionado para alojar adultos seniores em residências assistidas, será designado de “Ofélia Club” e vai ser apresentado, oficialmente, em conferência de imprensa, durante a próxima semana, numa sessão que contará com a presença dos promotores do empreendimento. Porém, já se sabe que a autarquia sabugalense comparticipa o projecto com a venda do terreno a um preço simbólico e com isenção de taxas, sendo que o empreendimento vai ocupar uma área de 360 mil metros quadrados. O complexo terá vários “edifícios satélite” de uma estrutura principal, onde ficarão situados serviços especializados de Alzheimer (120 quartos, o que corresponderá a 240 lugares), Parkinson (60 quartos, 120 lugares), Geriatria (120 quartos, 240 camas), Psiquiatria (60 quartos, 120 camas), Cuidados Continuados (60 quartos, 120 camas) e um núcleo central com clínica (60 quartos, 120 camas). No total, serão construídos oito edifícios, com 480 quartos e 720 camas.

O projecto prevê ainda a criação de uma colónia para jovens deficientes mentais, com quatro salas de aulas e capacidade para 60 utentes. Há ainda 12 dormitórios, um refeitório e seis quartos para acompanhantes. Entre os equipamentos sociais estão também incluídos um jardim-de-infância e vários equipamentos desportivos e de lazer. Serão construídos cinco berçários, um percurso de saúde, duas piscinas e um parque infantil. Além disso, estão previstas 90 habitações, destinadas a activos independentes da terceira idade que, aí alojados, poderão beneficiar de todos os serviços destacados na residência medicalizada. Vinte dessas habitações serão de tipo T0, 40 T1 e 30 T2.

Criados 250 novos postos de trabalho directos

O empreendimento, integrado no Plano de Ordenamento do Barragem do Sabugal, vai criar cerca de 250 postos de trabalho directos. Serão recrutados médicos de várias especialidades, psicólogos, fisioterapeutas, animadores, enfermeiros e auxiliares de enfermagem e limpeza. Serão ainda necessários dezenas administrativos e pessoal nas áreas de contabilidade, recepção, controlo, segurança, bem como cozinheiros, ajudantes de cozinha, responsáveis de manutenção ou cabeleireiros. Um projecto semelhante, da mesma empresa, também deverá surgir em Abrantes, cuja Assembleia Municipal já aprovou, em Fevereiro, a proposta para alienação por ajusto directo de uma área de 22.860 metros quadrados para a construção de um complexo médico-social. Prevê-se que aí sejam gerados 500 postos de trabalho.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply