Arquivo

Mêda festeja regresso dos emigrantes

Festa de Verão 2008 inclui desporto, cultura e inaugurações este fim-de-semana

A partir de amanhã, a Mêda organiza a Festa de Verão 2008. Até segunda-feira, a autarquia vai inaugurar quatro espaços públicos, promover actividades desportivas e proporcionar vários espectáculos musicais. O destaque acontece no último dia, quando Toy interpretar a “Canção da Mêda”.

O concerto está agendado para a Casa Municipal da Cultura, na segunda-feira, a que a Câmara chamou Dia do Emigrante. É que o município tem durante o Verão «mais de 20 mil pessoas, enquanto no resto do ano vivem cá cerca de oito mil. Vê-se por aqui o peso que tem a vinda dos nossos emigrantes ao concelho», sublinha João Mourato, presidente da autarquia, que vai receber nos Paços do Concelho a comunidade medense que trabalha no estrangeiro. Para o autarca, a Festa de Verão tem «um programa muito suculento e muito pujante, que deve ser incrementado uma vez por ano, nesta altura do ano em que estão cá os nossos emigrantes». Com esta iniciativa, o autarca pretende «chamar as pessoas e promover a auto-estima e a consideração dos medenses pela terra e pela cidade». Amanhã será inaugurada a Praça de Santo António, na sede do concelho, um espaço requalificado e que tem agora nova iluminação.

Ao início da tarde de sábado, o autarca vai também inaugurar “Casulos Embrionários”, uma exposição de escultura urbana de Xico Lucena. Logo depois será aberto ao público o campo de areia, no Complexo das Piscinas Municipais. «A nossa autarquia tem vindo a tentar inovar não só nas modalidades, como nos equipamentos desportivos. A aposta deste ano é a disponibilização do campo de areia para a prática de voleibol e futebol de praia. Há sempre alguns adeptos destas modalidades e nós temos de acolher também esses segmentos da população», considera o edil. A seguir será descerrado o monumento evocativo da elevação da Mêda a cidade, com a presença da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais e do agrupamento de escuteiros em formação do Corpo Nacional de Escutas.

No plano desportivo, decorre, entre amanhã e domingo, o IV Open Cidade da Mêda, com a participação de dezenas de veteranos do ténis. Já no final da tarde de sábado o Sporting da Mêda apresenta o plantel para a próxima época frente ao Torre de Moncorvo, num jogo a disputar no campo de futebol da Coriscada. No domingo, o parque radical da cidade acolhe alguns dos melhores atletas nacionais de patins em linha, “skate” e BMX. «Neste fim-de-semana vem cá a Academia de Patins para dar mais uma lição da modalidade, no âmbito do protocolo que estabelecemos», destaca João Mourato. Para além do espectáculo de Toy, a animação será assegurada por dois bailes populares, amanhã e domingo, e pelo grupo de música tradicional Raízes da Terra, que actua no sábado. Na tarde de domingo sobem ao palco Casa Municipal da Cultura o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo da Mêda e o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo (Brasil), que apresenta os sons tradicionais portugueses e o seu grupo de samba.

Com a Festa de Verão, a autarquia pretende «dar alguma animação cultural, musical e desportiva durante estes dias em que a Mêda está pejada de gente. Não fazia sentido não haver uma actividade para o lazer das pessoas», argumenta João Mourato. O autarca garante que a fórmula encontrada – «juntando algumas actividades como actos públicos, culturais, musicais e desportivos» – é a ideal para «ver o pulsar do concelho». «Um programa ambicioso, recheado de bons motivos para as pessoas virem até à Mêda e para que os medenses apreciem também o que se faz no concelho», sublinha.

Igor de Sousa Costa

Sobre o autor

Leave a Reply