Arquivo

Matrículas para o 1º ano já podem ser feitas na Internet

Inscrição em papel na própria escola mantém-se, mas encarregados de educação podem matricular educandos online até 15 de junho

Este ano é possível recorrer à Internet para as matrículas no primeiro ano do ensino básico. Embora se mantenha a inscrição em papel na própria escola, os pais podem preencher os impressos online desde a passada sexta-feira, numa fase que se prolonga até 15 de junho.

A medida foi avançada em Setembro pelo secretário de Estado da Educação, João Mata, como uma das apostas do Governo no Plano Tecnológico. Em Fevereiro, o Ministério da Educação (ME) anunciou que a partir de agora o processo de matrícula decorrerá entre abril e junho de cada ano, meses em que se verifica a grande maioria das candidaturas. A plataforma informática que permite as matrículas eletrónicas no primeiro ano é disponibilizada no Portal das Escolas. De acordo com a tutela, citada pela Lusa, para fazerem a matrícula eletrónica, os encarregados de educação «deverão estar munidos do seu cartão de cidadão, bem como do seu educando, respetivos códigos de identificação e de um leitor de cartões, que garantirá a autenticação da matrícula». O projeto “Matrícula Online” destina-se a permitir que os encarregados de educação realizem o processo pela Internet, com recurso à autenticação através do Cartão do Cidadão. Permite ainda que os pais acompanhem o estado da matrícula do seu educando, informa o ministério.

Sobre o autor

Leave a Reply