Arquivo

Marco Saldanha candidato único à Associação Académica da UBI

Sucessor de Pedro Bernardo é eleito hoje e quer dar continuidade ao trabalho feito nos últimos dois mandatos

Aluno de Mestrado em Economia, Marco Saldanha, de 22 anos, é o único candidato à presidência da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, cujas eleições estão agendadas para hoje. Natural da Mêda, o jovem, que foi tesoureiro no mandato que agora termina, quer dar continuidade ao trabalho feito pelas direções de Pedro Bernardo, que liderou a “Casa Azul” nos últimos dois anos.

Após «uma profunda reflexão», o candidato decidiu avançar por «várias razões», entre as quais destaca «a vontade de reafirmar o projeto que devolveu a Associação Académica aos estudantes», o Projeto C, bem como o desejo de «poder contribuir para uma academia melhor. As «grandes prioridades» da sua equipa passam, «acima de tudo, pela ação social e reforço das bolsas», bem como pela vertente desportiva, onde «queremos continuar a dar um grande apoio ao desporto universitário para tentarmos ter melhores resultados». Marco Saldanha realça a «experiência» adquirida ao longo do último mandato enquanto tesoureiro da AAUBI e também durante o período em que presidiu ao Núcleo de Estudantes de Economia, «procurando sempre o contínuo crescimento da Associação e a defesa do interesse de todos os estudantes». O aluno de Mestrado em Economia considera que «a história da AAUBI, o estado atual do país e ensino superior, fazem com que a próxima direção tenha de ter consciência plena da responsabilidade do momento». Para fazer face a este desafio, o dirigente conta «não só com uma equipa experiente» de elementos que o acompanharam nas direções lideradas por Pedro Bernardo, eleito pela primeira vez em janeiro de 2012, mas também de novos protagonistas «já com provas dadas dentro do associativismo e da academia».

O candidato quer «alargar e reafirmar o projeto», de modo a torná-lo «aberto e inclusivo que dinamize toda a academia» e que, simultaneamente, «faça com que a AAUBI se afirme na cidade e no país» e, «acima de tudo seja um projeto de defesa dos direitos dos estudantes». O líder do Projeto C+, que avança com o lema “+ Estudante, + Cooperação, + AAUBI” não terá oposição, visto que mais nenhuma lista se apresentou até à última quarta-feira, dia em que terminou o prazo para a entrega de candidaturas. Marco Saldanha considera que a inexistência de mais listas é fruto do «reconhecimento que a academia faz do bom trabalho realizado pela atual direção». Ainda assim, o candidato sustenta que preferia ter oposição, o que motivaria um «debate de ideias que é sempre salutar para as instituições».

Ricardo Cordeiro Marco Saldanha é tesoureiro no mandato que agora termina

Sobre o autor

Leave a Reply