Arquivo

Marcas brancas continuam a crescer

As marcas próprias da distribuição (MMD) atingiram os 33,6 por cento das vendas de produtos de grande consumo, avaliadas em cerca de 12 mil milhões de euros anuais. São dados relativos primeiro semestre deste ano da Kantar Worldpanel (KWP). Trata-se de uma subida de 0,7 pontos percentuais face ao período homólogo do ano passado e de 6,8 pontos nos três últimos anos.

Estas marcas dos supermercados e hipermercados incluem os chamados produtos de primeiro preço, ainda mais baratos, que valem 4,4 por cento do total das MDD. Eram 2,4por cento em 2007. As MDD foram recentemente alvo da Autoridade da Concorrência (AdC) no relatório sobre as relações entre a distribuição e os seus fornecedores onde concluiu que apenas 2,2 por cento destes produtos são produzidos em Portugal. O grupo Jerónimo Martins (que detém os supermercados Pingo Doce e os hipermercados Feira Nova) é o quinto maior importador do país e a alemã Lidl, o sexto.

Sobre o autor

Leave a Reply