Arquivo

Manuel Barbosa confiante numa boa época do Figueirense

Campeão distrital da Guarda conhece hoje adversário da primeira jornada da IIIª Divisão

O Ginásio Figueirense, campeão distrital da Guarda que faz a sua estreia na IIIª Divisão Nacional, quer alcançar a manutenção o mais rápido possível, de modo a evitar possíveis aflições na recta final do campeonato, cujo sorteio se realiza hoje pelas 16 horas. Manuel Barbosa, o experiente técnico que já orientou o Souropires, com sucesso, neste escalão, aposta na continuidade da espinha dorsal da época transacta, tendo sido contratados seis reforços. Mas o plantel ainda não está fechado.

Da temporada passada transitam vários atletas com experiência de IIIª Divisão, como Camilo, Faneca, Zé Pedro, David, Zé Santos, Sérgio, Cédric e Valter. Continuam ainda Alfredo, Paulo Jacinto e Luís Paulo. Quanto aos reforços já assegurados até ao momento são eles os guarda-redes Nuno Morais (ex-Manteigas) e Valter (ex-Foz Côa), o defesa Paulo Rossas (ex-Gafanha), o médio Ivo Trigo (ex-Sporting da Mêda) e os avançados Titá (ex-Vila Cortês do Mondego) e o brasileiro Oliveira (ex-Madalena). Rebelo (ex-Fornos) também tinha sido contratado, mas já se sabe que não fará parte do plantel devido a motivos particulares que o impedem de jogar nesta divisão. Assim, e com Cédric ainda a recuperar de uma lesão, o treinador só tem 15 atletas disponíveis, daí que seja uma certeza que vão chegar mais reforços, encontrando-se alguns jogadores a cumprir um período de experiência na equipa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Manuel Barbosa realça que é «importante» a base da equipa campeã continuar, numa época em que o objectivo é «fazer o melhor possível» e «num primeiro plano, alcançar a manutenção». O treinador considera que o atraso verificado na realização do sorteio, inicialmente agendado para o início deste mês, «não veio atrapalhar em nada» a preparação da época, já que a data de arranque da competição, no dia 26, não se alterou. Fazer «boa figura» na Taça de Portugal é outra ambição do técnico, que chegou à quinta eliminatória da competição ao comando do Souropires. «Mas também depende do sorteio», acrescenta. Em relação à pré-época, «está a correr consoante tínhamos previsto», estando agendados para este fim-de-semana mais dois jogos de preparação, os últimos antes do começo do campeonato. Assim, no sábado o Figueirense desloca-se à Mêda, jogando no domingo em Aguiar da Beira, equipa que também vai conhecer o seu adversário na primeira eliminatória da Taça de Portugal hoje à tarde. O jogo de apresentação aos sócios realizou-se ontem frente ao Académico de Viseu, equipa que também subiu esta temporada à IIIª Divisão Nacional.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply