Sessenta e um expositores participam no fim de semana de Carnaval na XXIª edição da Expo Estrela, a Mostra de Atividades e Artesanato de Manteigas. Como habitualmente, o certame destaca o que se faz bem neste concelho serrano. Este ano, a festa também se faz com história, já que se assinalam na terça-feira, dia de feriado municipal, os 500 anos do foral manuelino atribuído à vila em 1514.
Dos produtos regionais, ao artesanato e gastronomia, passando pelos serviços, comércio e indústria, a feira, organizada pelo município, é uma montra privilegiada para divulgar Manteigas e as suas condições naturais ímpares para a prática de desportos radicais e de natureza. No recinto do mercado municipal estão representados os setores mais dinâmicos do município, enquanto o programa de animação da Expo Estrela, cujo orçamento ronda os 35 mil euros, dá a primazia aos grupos locais e tem Berg, vencedor do programa televisivo “Factor X”, e Sara Ribeiro como cabeças de cartaz. A dupla atua segunda à noite no pavilhão do Centro Cívico. «A imaginação da comissão organizadora e a disponibilidade das coletividades de Manteigas deram bons resultados», sublinhou José Manuel Biscaia, presidente da Câmara.
Este ano, o evento termina em dia de feriado municipal e de importância histórica com o arranque das comemorações dos 500 anos da atribuição do foral de Manteigas por D. Manuel I. A esse propósito, António Santos Pereira, diretor do Museu de Lanifícios da UBI, e José Duarte Saraiva são os oradores convidados para a sessão solene da manhã de terça-feira. Nesse dia será ainda apresentada a marcha comemorativa da efeméride pela Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova. A abertura de uma exposição sobre o parlamentarismo português, organizada pela Assembleia da República, e o tradicional desfile de Carnaval são outras atividades previstas. A Expo Estrela é inaugurada amanhã (11 horas) pelo secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, enquanto o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, vai presidir às cerimónias do feriado municipal.
«Vamos apresentar-lhes as nossas reivindicações na defesa dos serviços públicos e das acessibilidades, que tanto nos têm prejudicado. Não pedimos nada do outro mundo, queremos apenas o mesmo tratamento que o Governo tem dado a outros municípios», afirmou o autarca. José Manuel Biscaia quer evitar o fecho da sede do Parque Natural da Serra da Estrela e dos serviços florestais, que «se têm esvaindo nos últimos anos ao ponto de, atualmente, só haver resquícios da importância que tiveram e têm para Manteigas». Nas estradas, continua por requalificar a EN338, entre a vila e os Piornos: «É uma via sem condições para levar os turistas até à Torre», critica o edil, que também pede melhoramentos na EN232 até às Penhas Douradas e Gouveia e não desiste de uma «ligação condigna» à A23 por Belmonte ou Gonçalo. Irónico, José Manuel Biscaia recorda que «a boa visão de D. Manuel I, cujos forais consolidaram o território no século XVI, contrasta com as vistas curtas dos governantes atuais, que se esquecem sistematicamente do interior». Durante o certame decorre igualmente a rota gastronómica a que aderiram dez restaurantes com ementas típicas de Manteigas.
Luis Martins