Arquivo

Mangualde e Vila Real vencem na Guarda

Torneio Guarda Cup de infantis e iniciados foi disputado por 17 equipas dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre

O Mangualde, no escalão de iniciados, e o Vila Real, em infantis, foram os grandes vencedores da Guarda Cup, torneio organizado no último fim-de-semana pelo Guarda Unida Desportiva, no estádio municipal da cidade mais alta.

A competição reservada aos iniciados decorreu no sábado, sendo que as cinco equipas participantes (Mangualde, Sp. Mêda, UD Belmonte e Guarda Unida A e B) jogaram em regime de todos contra todos. No último encontro, Guarda Unida A e Mangualde empataram, mas a equipa do distrito de Viseu conquistou o troféu, enquanto a Mêda relegou a formação anfitriã para o terceiro lugar por diferença de golos. Já no domingo entraram em campo as 12 equipas de infantis, que disputaram um total de 32 jogos. A primeira fase realizou-se em dois grupos de seis, em regime de poule, a uma volta, tendo saído vencedores o Guarda Unida A e o Vila Real, à frente de Académico de Viseu e do Benfica de Castelo Branco. Na final, o Vila Real derrotou os guardenses – que tinham jogado na véspera o torneio de iniciados – por 3-2, numa partida em que perderam o guarda-redes titular, Pedro Dias, por lesão numa mão e sofreram dois golos de livre nos últimos minutos. Já os viseenses venceram os albicastrenses e ficaram com o terceiro lugar.

Além dos troféus coletivos, foram distinguidos os melhores marcadores, jogadores e guarda-redes, estes últimos por escolha dos treinadores. Em iniciados, António Elvas (Belmonte) foi o melhor marcador, André Paula (Guarda Unida) o melhor jogador e Sérgio Bidarra (Guarda Unida) o melhor guarda-redes. Nos infantis, sobressaíram Bruno Rafael (Benfica de Castelo Branco), como melhor atleta; Diogo Barbosa (Guarda Unida A), melhor marcador; e Pedro Dias (Guarda Unida A), melhor guarda-redes. Este torneio foi disputado pelas equipas do Vila Real, Académico de Viseu, Benfica de Castelo Branco, Vale de Açores, Arronches, UD Belmonte, Sporting da Covilhã, Os Viriatos, Guarda 2000 e três equipas do Guarda Unida. A organização anunciou a realização, no próximo ano, de um grande torneio, com equipas de vários países da Europa, durante mais dias, tendo já apelado à colaboração da população da Guarda.

Mangualde (iniciados), na foto, e Vila Real (infantis) conquistaram Guarda Cup

Sobre o autor

Leave a Reply