Arquivo

Mais três municípios com Contratos Locais de Desenvolvimento Social

Segurança Social celebrou ontem protocolos com autarquias e instituições de Manteigas, Gouveia e Aguiar da Beira

Autarquias e instituições dos concelhos de Manteigas, Gouveia e Aguiar da Beira, celebraram ontem protocolos com o Instituto da Segurança Social (ISS) para promoção da inclusão social dos cidadãos, combate à pobreza e à exclusão social.

Segundo José Albano Marques, diretor do Centro Distrital da Guarda, foram assinados compromissos referentes aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) naqueles três concelhos, aumentando para seis o número de projetos desenvolvidos atualmente no distrito. Os acordos foram celebrados com a Câmara de Manteigas e a Santa Casa da Misericórdia local, a autarquia de Gouveia e a Fundação D. Laura dos Santos e a Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira. «O valor atribuído a cada um dos projetos, para um período de três anos, é de 450 mil euros», adiantou o responsável. A medida pretende «promover a inclusão social dos cidadãos, através da realização de ações sempre executadas em parceria com a rede local e o combate à pobreza e à exclusão social».

Os projetos também criarão novos postos de trabalho, justificando José Albano que, «no mínimo, haverá um corpo de três técnicos superiores em diversas áreas» por cada um dos novos CLDS. «Com estes três projetos, mais o de Figueira de Castelo Rodrigo, que está em fase de aprovação, os que existem em Seia, Celorico da Beira e Guarda, o distrito passará a ter sete nos 14 concelhos», apontou o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, adiantando que nos três novos concelhos abrangidos serão realizadas atividades em torno da infância e juventude, terceira idade e população desempregada. Num momento de crise económica e de desemprego, realçou a mais valia das iniciativas que poderão ser executadas no terreno no sentido de «ministrar cursos de formação, melhorar as habilitações e as aptidões» de quem perdeu o posto de trabalho. José Albano Marques considerou ainda que os protocolos celebrados em Manteigas, Gouveia e Aguiar da Beira permitirão «dinamizar a rede social de cada um dos municípios» e «potenciar a qualidade de vida e o bem-estar das suas populações».

Sobre o autor

Leave a Reply