Arquivo

Mais projetos transfronteiriços nos próximos três anos

Região Centro viu aprovadas 34 ações de cooperação com Castilla y León nas áreas económica, turística, científica e de cidades

A região Centro está envolvida em 34 projetos de cooperação transfronteiriça com as regiões espanholas de Castilla y León e Extremadura, que nos próximos três anos envolverão um apoio comunitário de 5,6 milhões de euros.

De acordo com uma nota divulgada na segunda-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que este ano preside à Comunidade de Trabalho Região Centro-Castilla y León, os projetos aprovados enquadram-se no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP 2007-2013). Contemplam 61 participações de entidades da região, como autarquias, associações de municípios, empresas municipais, centros tecnológicos, universidades e institutos politécnicos, associações empresariais e vários organismos da administração central. Dos 34 projetos aprovados 20 correspondem a iniciativas de cooperação Centro-Castilla y León e 14 a ações do eixo Alentejo-Centro-Extremadura.

«Vêm criar as condições de base para dar uma nova dinâmica às Comunidades de Trabalho que a CCDRC constituiu com Castilla y León, Alentejo e Extremadura (EUROACE), através das respetivas Comissões Sectoriais, que podem agora executar as atividades que programaram», sublinha a CCDRC. Com Castilla y León destacam-se os projetos de cooperação entre os portos de Aveiro e Figueira da Foz e as plataformas logísticas daquelas duas regiões, bem como a criação de uma rede entre as cidades de Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu e Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca, Valladolid, Burgos e Miranda del Ebro.

Inclui-se ainda a cooperação entre as três universidades da região (Aveiro, Coimbra e Beira Interior) e as universidades de Castilla y León, envolvendo ainda o Conselho Empresarial do Centro, para valorizar a capacidade de criação de conhecimento e a transferência de tecnologia. A cooperação entre o Turismo do Centro de Portugal, o Turismo Serra da Estrela e a Direção Geral de Turismo de Castilla y León, para a criação de novos produtos turísticos conjuntos, nomeadamente ao nível eno-gastronomia, é outro dos projetos aprovados.

Mais projetos transfronteiriços nos próximos
        três anos

Sobre o autor

Leave a Reply