Arquivo

Maiorias absolutas renovadas no Fundão, Belmonte e Penamacor

Manuel Frexes, Amândio Melo e Domingos Torrão reeleitos para terceiros mandatos

Os presidentes das Câmaras de Fundão, Belmonte e Penamacor foram reeleitos com maioria absoluta no sufrágio do último domingo, avançando todos para um terceiro mandato consecutivo.

No Fundão, Manuel Frexes alcançou uma vitória esmagadora, na ordem dos 61,17 por cento, ainda que tenha conseguido menos 669 votos do que em 2005. No total, a candidatura social-democrata chegou neste sufrágio aos 11.788 votos, enquanto Leal Salvado (PS) ficou-se pelos 5.535 escrutínios (28,84 por cento). A CDU mantém-se como a terceira força política e o CDS continua em quarto lugar. O PSD volta assim a governar com cinco vereadores, ficando os socialistas com dois. Mudanças só na Assembleia Municipal (AM), onde o PSD perdeu dois deputados, um para o PS e outro para o CDS.

Também Domingos Torrão deixou a concorrência bem longe nestas eleições, apesar de ter perdido 2,81 por cento dos votos face a 2005. O socialista venceu com 53,64 por cento, o que equivale a 2.346 votos, e a coligação “Todos por Penamacor”, que englobou PSD, CDS e MPT, não conseguiu ir além dos 39,07 por cento (1.709 escrutínios). A CDU ficou com 3,4 por cento.

Mantém-se o mesmo figurino no executivo de Penamacor: três mandatos para o PS e dois para a oposição. Na AM, que será presidida por Jorge Seguro, vão estar nove deputados do PS e seis da coligação “Todos por Penamacor”. Já em Belmonte, onde sete listas se apresentaram nesta corrida, o socialista Amândio Melo arrecadou perto de 50 por cento dos escrutínios e faltou-lhe apenas 70 votos para eleger o quarto vereador. Seguiu-se a candidatura liderada pelo social-democrata Jorge Amaro, com 30,4 por cento, que segurou os dois mandatos “laranja”, e depois a CDU (6,6 por cento). O antigo vice-presidente de Amândio Melo, Germano Fernandes, que concorreu pelo MPT, não foi além de 4,6 por cento, enquanto o BE teve 2,6 e o CDS 1,5. Em último posicionou-se a candidatura do PTP, com um por cento. Na AM, só há lugar para o PS, com 13 deputados, o PSD, que elegeu seis, e a CDU, que continua com um.

Manuel Frexes conseguiu 61,17 por cento dos votos

Maiorias absolutas renovadas no Fundão,
        Belmonte e Penamacor

Sobre o autor

Leave a Reply