Arquivo

“Mãe Preta” vista pelas crianças do Fundão

Sugestões de 261 alunos do pré-escolar e ensino básico deram origem a uma nova versão da peça

A companhia de teatro ESTE – Estação Teatral da Beira Interior tem em cena desde segunda-feira, no Teatro Clube de Alpedrinha (Fundão), a peça “Mãe Preta”, adaptada de acordo com as sugestões de 261 alunos do pré-escolar e ensino básico. O espectáculo é o resultado de um projecto desenvolvido desde Novembro com o Agrupamento Escolar Eugénio de Andrade, que abrange diferentes freguesias do concelho do Fundão.

Desde essa altura, e após assistirem a uma primeira representação da peça, as crianças redigiram comentários, fizeram desenhos e trabalhos plásticos em diferentes materiais, para expressarem as alterações que acharam necessárias no espectáculo. Através de encontros regulares, a ESTE fez um trabalho de acompanhamento junto das escolas envolvidas, com o objectivo de recolher as reacções e sugestões, que foram sendo trabalhadas ao longo de diferentes sessões. «Este relacionamento teve como base a presença das mesmas personagens, os mesmos adereços e o mesmo espaço cénico. Os únicos elementos de transformação foram os objectivos e os conflitos das personagens ou, se preferirmos, as suas acções», explica a companhia em comunicado. «A interacção com as crianças foi concretizada através de várias actividades e práticas, não apenas promovidas pela nossa equipa mas também em concertação com os estabelecimentos de ensino», acrescenta.

Esta adaptação da “Mãe Preta” está em cena até 26 de Abril, sempre às 10 horas, no Teatro Clube de Alpedrinha, com sessões dedicadas a diferentes escolas participantes. Ao mesmo tempo, decorre uma exposição dos trabalhos efectuados pelos alunos. A ESTE é uma nova companhia, sediada no Fundão, composta sobretudo por artistas que no Verão de 2004 deixaram o Teatro das Beiras. A direcção artística é de Nuno Pino Custódio, enquanto Pedro Fino é o director técnico e o corpo de actores conta com José Alexandre Barata, Ana Filipa Trindade e Sandra Horta. “Mãe Preta” foi a peça com que a companhia se estreou em Novembro do último ano. O espectáculo retrata uma história cabo-verdiana de Nei Tavares e destina-se ao público infantil.

Sobre o autor

Leave a Reply