Arquivo

Lopo de Carvalho

Efemérides

Foi no dia 15 de maio de 1890 que nasceu, na Guarda, Fausto Lopo Patrício de Carvalho. Formou-se em Ciências e em Medicina na Universidade de Coimbra e foi professor nas Universidades de Coimbra e de Lisboa.

Distinguiu-se no estudo de doenças pulmonares, fazendo descobertas de relevância e projeção internacional. Descobriu a angiopneumografia, ou seja, a visualização aos Raios X dos vasos sanguíneos pulmonares. Começou a ensinar como assistente na Faculdade de Ciências e, a partir janeiro de 1916, na Faculdade de Medicina. Ascendeu a professor ordinário em 1919 e lecionou depois na Universidade de Lisboa, onde regeu desde 1927 a cátedra de Clínica Propedêutica e a cadeira de Clínica de Doenças Pulmonares a partir de 1934. Foi presidente da Assistência Nacional aos Tuberculosos, criando vários dispensários e sanatórios, entre os quais o Sousa Martins, na Guarda, de que foi o primeiro diretor. Foi membro de inúmeras sociedades científicas internacionais.

Da sua vasta obra destaca-se “A Visibilidade aos Raios X Pulmonares, Obtida por Injecção de Líquido Opaco na Aurícula Direita” (1931), “Lições de Tisiologia”, (1942), “A Vacinação contra a Tuberculose pelo BCG” (1950) e “Angiopneumografia” (1960).

Morreu em Lisboa a 23 de maio de 1970.

Por: Américo Brito

Sobre o autor

Leave a Reply