Livros censurados e polémicos estarão em destaque este mês no átrio da sala Nau de Ícaro da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, este mês.
Os livros têm um poder inegável. Um bom livro pode motivar diferentes sentimentos, inspirar mudanças de vida, desenvolver o sentido crítico e levar à reflexão. Ao longo da história muitos livros foram banidos ou causaram muita polémica devido às ideias que transmitiam. A Bíblia, A origem das espécies de Charles Darwin e Os 120 dias de Sodoma do Marquês de Sade são alguns exemplos de obras controversas.
Entretanto, a Campanha de Recolha de Manuais Escolares- Ler e Reler, promovida pela BMEL e pela Fundação S. João de Deus, continua a decorrer até ao fim do mês. Os livros usados podem ser entregues nas duas instituições para posterior distribuição. A exposição Nuno de Montemor: Alma Brava e Meiga, integrada no “Ciclo Nuno de Montemor” organizado pelas Câmaras Municipais da Guarda e do Sabugal, pode ainda ser visitada em diferentes espaços da biblioteca, até dia 12 deste mês. Já a exposição “I Concurso Nacional de Fotografia Quercus/Sociedade Ponto Verde”, resultante do concurso com o mesmo nome, promovido pela Quercus, pode ser visitada até ao dia 21, na Sala Tempo e Poesia.