Arquivo

Lista de António Fidalgo vence eleições para o Conselho Geral da UBI

Atual reitor João Queiroz viu a sua lista obter menos votos que a liderada por Santos Silva

António Fidalgo foi o grande vencedor das eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), que decorreram na passada terça-feira. A lista “C” que apoia o professor catedrático de Ciências da Comunicação, tendo em vista uma posterior candidatura à reitoria, obteve 113 votos, contra 99 da lista “B”, encabeçada por Manuel Santos Silva, e 96 da “A”, apoiante do atual reitor João Queiroz. Apesar das diferenças, todas as listas garantiram cinco mandatos.

Curiosamente, numa das eleições mais concorridas da história da UBI, a letra “C” foi sinónimo de vitória das diferentes listas para docentes, alunos e funcionários. No caso dos docentes, a equipa vencedora foi a lista liderada por Joaquim Viana, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde. No total de 308 docentes que votaram, a lista do “+Academia” reuniu 113 votos, que lhe valeram a conquista de cinco mandatos, tendo ficado a apenas três votos de eleger um sexto elemento. Quanto à segunda equipa mais votada foi a “Lista B – Pessoas pela UBI”, encabeçada pelo antigo reitor Santos Silva, tendo recolhido 99 votos e alcançado também cinco mandatos. Na terceira posição, mas com igual número de mandatos, ficou a “Lista A – Juntos pela UBI” encabeçada por Paulo Pimentel de Oliveira, catedrático do Departamento de Engenharia Eletromecânica, que somou 96 votos.

No que toca aos alunos, apenas duas das cinco listas que concorreram vão estar representadas no Conselho Geral. A grande vencedora foi a equipa da AAUBI, Lista C – liderada por Pedro Bernardo, atual presidente da associação académica. Num total de 960 estudantes, 557 votaram na Lista C, que garantiu quatro dos cinco lugares para alunos. O outro lugar é para Noel Vieira, o primeiro nome da Lista E, que reuniu 171 votos. A Lista A foi a terceira mais votada, com 111 votos, seguindo-se a D (74) e a B (47). O último lugar em eleição dizia respeito ao representante dos funcionários e foi conquistado por Paulo Roque, também da Lista C. Segue-se agora a tomada de posse dos novos eleitos que posteriormente irão cooptar os oito membros externos à instituição. Recorde-se que são os 29 membros do Conselho Geral que têm um papel decisivo na escolha do reitor, cujas eleições deverão decorrer em junho de 2013, altura em que se completarão quatro anos desde a tomada de posse de João Queiroz.

Aos 21 membros internos, compostos por 15 professores, cinco alunos e um representante do pessoal não docente e não investigador juntam-se depois outros oito membros externos à instituição que são cooptados pelos primeiros.

Ricardo Cordeiro António Fidalgo ficou a três votos de garantir um sexto elemento

Lista de António Fidalgo vence eleições para
        o Conselho Geral da UBI

Sobre o autor

Leave a Reply