Arquivo

Liderança regional

Editorial

A diversificação de suportes e o papel do digital nos hábitos de leitura dos portugueses ainda não está devidamente estudado, mas há pistas, nomeadamente os estudos feitos pelo ISCTE, que permitem ajudar a perceber o papel da Internet na equação. Uma das conclusões que emerge de estudos internacionais é que a Internet não tem um efeito igual ao da televisão, não concorre com a leitura. Ao contrário, quem lê mais também navega mais na Internet.

Refletindo este pressuposto, O INTERIOR optou por ter conteúdos nos diferentes suportes. O jornal em papel é uma referência no panorama regional e foi, de resto, o único jornal do distrito da Guarda a ser galardoado com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional – o mais importante da comunicação social portuguesa. Mas é também um projeto editorial que tem na Internet um suporte determinante e, desde a fundação do jornal, apostámos num portal de informação, aberto e dinâmico, disponibilizando informação com atualizações constantes, e não apenas um site com a edição semanal. Este esforço constante conduziu-nos à liderança regional e ao recorde absoluto de leitores no online no passado mês de junho – OINTERIOR.PT-Diário da Guarda teve 79.308 visitas, feitas por 67.394 visitantes que viram 151.548 páginas, segundo o Google Analytics. Estes dados extraordinários fazem do portal do jornal não apenas o site mais visitado do distrito da Guarda mas inclusive da Beira Interior – segundo o ranking Alexa, à frente do site da UBI.

Também na web 2.0 a marca O INTERIOR é uma referência. Se no Twitter fomos perdendo dinâmica, na mais popular rede social em Portugal somos líderes regionais: a página www.facebook.com/ointerior é seguida por milhares de pessoas e é a única nos distritos da Guarda ou Castelo Branco com mais de 12 mil “gostos”. Ou seja, a marca O INTERIOR é uma referência incontornável: se o ointerior.pt é o portal mais visitado e com mais páginas lidas no distrito da Guarda, a página do Facebook de O INTERIOR, onde promovemos os nossos conteúdos e disponibilizamos informação sempre atual (cada peça é vista em média por mais de cinco mil pessoas), é a mais seguida, a que tem mais gostos e a mais reconhecida da região – vale o que vale… Além do jornal em papel, da edição online, das redes sociais, este é o único projeto de comunicação social da região que tem uma televisão online – ointerior.tv, e agora também no MEO kanal.

O sucesso é uma conquista, resultado do esforço e dedicação, do trabalho e empenho, do saber fazer, mesmo que, recordando Flaubert, o sucesso seja uma consequência e não um objetivo.

PS (1) Na semana passada fiz aqui uma referência à sondagem que o Expresso iria publicar com base numa informação “em cima” do fecho de edição (terça-feira) e quando ainda era prematuro tirar ilações de um estudo de opinião que ainda não estava “fechado”. Partindo de uma premissa correta – a sondagem iria apresentar um «empate técnico» entre as três principais candidaturas à Câmara da Guarda -, mas apresentando uma leitura equivocada, por erro na interpretação da informação recebida prematuramente, de que a coligação PSD/CDS não conseguiria sobrepor-se às concorrentes. Um equívoco, que me compete retificar: a candidatura liderada por Álvaro Amaro será, de acordo com esta sondagem, a escolhida pelos guardenses nesta altura para liderar os destinos do concelho. Mais, esta foi a primeira sondagem, de sempre, a apresentar o PS como derrotado numas eleições autárquicas na Guarda; e esta é a primeira vez que uma sondagem sobre as eleições autárquicas na Guarda dá vitória a um candidato do PSD. Mesmo estimando que há muitos indecisos, fica em evidência que a cisão no PS abre, historicamente, o caminho ao PSD/CDS para a governação da autarquia. Setembro será decisivo.

Luis Baptista-Martins

Comentários dos nossos leitores
Divo divo@hotmail.com
Comentário:
Pelo interior pelas aldeias, vilas e cidades, pelos Beirões, por favor, continuem a fazer jornalismo, a dar voz a quem não se ouve neste rectângulo. Abraço
 

Sobre o autor

Leave a Reply