Arquivo

Licenciados ganham menos 20% do que em 1998

Compensa estudar em Portugal tendo em vista os rendimentos futuros? A resposta é sim. Contudo, a recompensa é menor do que no passado.

Nas últimas duas décadas – desde 1998 – o rendimento salarial médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem com ensino superior encolheu 19,5 por cento em termos reais, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados pelo “Expresso”.

Em 1998, a preços de 2016 – que indica o poder de compra atual do salário naquela altura –, os trabalhadores com formação universitária ganhavam 1.518 euros líquidos por mês, em termos médios. Em 2016, este valor tinha caído para 1.223 euros.

O pico, em termos reais, foi atingido em 2004 com 1.568 euros. Desde então houve oscilações, mas desde o início da crise económica – e a chegada da “troika” a Portugal – a evolução real do rendimento salarial dos trabalhadores com ensino superior teve apenas um sentido: sempre a descer.

Mesmo em termos nominais – ou seja, sem atualização de preços – o rendimento salarial médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem com ensino superior esteve sempre a cair entre 2012 e 2014.

Sobre o autor

Leave a Reply