A fase inicial de aprendizagem de uma língua estrangeira (L.E.) tem uma importância capital. De facto, os primeiros contactos com a L.E. podem ter um impacto psicológico positivo ou negativo sobre a criança. A motivação constitui, portanto, um elemento fundamental na aprendizagem de qualquer língua. Neste sentido, a escolha das actividades deve ser judiciosa de forma a que a criança sinta prazer em manipular, sob todas as suas formas, a nova língua, daí procurar-se estimular ao máximo o seu desejo natural de aprender, a sua sede de descoberta e as suas qualidades de imitação. Assim, a mímica, a dança, a música e o canto, entre outras actividades, podem contribuir para atingir com sucesso os objectivos previamente definidos para a aula de língua estrangeira.
Na realidade, desde muito cedo, as crianças estão acostumadas a aprender canções e lengalengas, em casa, no jardim de infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico. O acto de cantar permite desenvolver a socialização e ajuda a adquirir o sentido rítmico, além do reproduzir de sons. Implica também a participação do corpo através, por exemplo, da marcação do compasso com palmas ou com o estalar dos dedos, da dança e da mímica, o que favorece a memorização da letra e facilita a sua compreensão. Neste sentido, parece-nos relevante recorrer também, no ensino precoce da língua estrangeira, à aprendizagem de canções e lengalengas, o que nos obriga a reservar um espaço a actividades rítmicas e gestuais que possam facilitar uma melhor e correcta aquisição da entoação e da pronúncia da língua ensinada. De facto, é indispensável que a criança aprenda imitando, cantando e brincando.
O caderno de actividades Le français en chantant – Junior, que se destina ao ensino precoce do Francês ou à sua iniciação num 5º ano de escolaridade, tem como principal objectivo levar as crianças a adquirir a língua francesa cantando e brincando, privilegiando, assim, a sua abordagem num contexto lúdico. É, assim, constituído por algumas lengalengas tradicionais e um conjunto de dez canções originais bastante alegres, que procuram motivar a criança pela música. As suas letras contêm voluntariamente numerosas repetições de forma a facilitar a memorização do léxico estudado e das estruturas da língua francesa, permitindo assim consolidar os temas seguintes : os números, as compras e/ou estabelecimentos comerciais, a comida, o vestuário, os gostos pessoais, os membros da família, os animais do zoo e/ou o corpo, as divisões da casa, os instrumentos musicais e as vogais, de uma forma lúdica e divertida.
Inclui ainda uma cassete áudio, que acompanha as lengalengas e canções, apresentando a sua versão integral e sua versão instrumental, para além de um guia pedagógico muito útil, servindo de auxílio para uma melhor exploração dos temas.
Por: Manuela Perestrelo