Depois da derrota sofrida em casa frente ao Sporting de Braga, os atletas do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas pareceram despertar na sua deslocação a Vila Real para defrontar a equipa da UTAD, primeiro da tabela. Uma partida que demonstrou que os guardenses são capazes de fazer boas prestações e que, caso tivessem feito um campeonato semelhante à forma como disputaram este jogo, poderiam estar agora bem mais folgados no que à manutenção diz respeito.
Foi uma partida muito bem disputada entre duas formações com objectivos bem diferentes, mas cuja diferença pontual na tabela classificativa não foi visível. Os ataques foram constantes e durante toda a primeira parte houve várias oportunidades para fazer golo, tendo sido a turma da casa a inaugurar o marcador, logo aos 3’16″, por Hélder. Os guardenses não se intimidaram e tentaram ripostar, muito embora, e após várias tentativas, o golo do empate só tivesse aparecido pelo capitão Kiwi a dezasseis segundos do intervalo. Com o resultado em 1-1 tudo poderia acontecer na segunda parte. Mas o jogo continuou com a mesma toada. Ambas as formações tentaram chegar ao golo da vantagem, que chegou aos 9’25″ para os nortenhos, desta vez com a assinatura de Barroso. Seguiram-se alguns momentos de maior pressão por parte dos visitantes que, ao contrário do que acontecera na última jornada, não baixaram os braços e com alguma persistência lá foram protagonizando boas jogadas, quase sempre travadas com faltas dos adversários. Com o cronómetro a marcar 16’ de jogo, a UTAD contava já com as cinco faltas acumulativas contra três dos atletas de Paulo Alves, pelo que os guardenses passaram a jogar quase sempre no meio campo adversário.
Foi então com alguma surpresa que os nortenhos marcaram o terceiro golo. O Lameirinhas ainda reduziu, através da marcação de um livre de dez metros, por Kiwi, quando faltava apenas 1’10″, mas o tempo já escasseava e foram mesmo os da casa a arrecadar os três pontos em disputa. Ficou-se com a sensação de que os guardenses mereciam algo mais pela maneira como se entregaram ao jogo. Com mais esta derrota, o Lameirinhas ficou sem quaisquer hipóteses de poder permanecer na IIª Divisão Nacional, pois faltam disputar duas jornadas e a primeira equipa acima da linha de água já está a oito pontos. Neste jogo, a formação de Paulo Alves alinhou com Bento, Kiwi, Filipe, Nuno, David, Tiago, Carlos, Pinto, Tó Zé e Isac. Na próxima ronda, a disputar apenas a 1 de Maio, o Lameirinhas recebe o Rio Ave, actual quarto classificado.
Rui Carvalhinho