Arquivo

Kevin Spraggett às portas do Mundial de xadrez

João Guerra Costa e Fernando Gouveia venceram finais B e C do Nacional

O Grande Mestre Internacional Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda, encontra-se no Canadá a disputar a qualificação para o Campeonato Mundial. No Torneio Zonal, e simultaneamente Campeonato do Canadá, que serve como eliminatória para o Mundial, o xadrezista radicado há muitos anos na Guarda surge como número um do ranking da prova e como tal integra o lote de favoritos à fase seguinte. Entretanto, o jovem João Guerra Costa, também do GX Guarda, e Fernando Gouveia, da Associação Desportiva da Estação, venceram, respectivamente, as finais B e C do Campeonato Nacional Individual, que terminou em Lisboa no último domingo.

A participação de Spraggett no 77º Campeonato de Xadrez do Canadá, país natal do mais categorizado xadrezista do ranking inicial, começou da melhor forma com uma vitória sobre o número 36, Roman Jigandine (ELO 2219). Contudo, na segunda ronda não foi além de um empate com o número 20, Christian Stevens (ELO 2306). Spraggett (ELO FIDE 2584), o outro GMI presente Dimitri Tyomkin (ELO 2530) e os quatro Mestres Internacionais, Igor Zugic, Pascal Chambonneau, Mark Bluvshrdein e Igor Ivanov são os seis pretendentes ao título mais categorizados em prova. Este Torneio Zonal, que conta com a participação de 70 xadrezistas, começou dia 20 e termina este domingo, havendo 25 mil euros de prémios em metálico. Por cá, os xadrezistas representantes de clubes da Beira Interior tiveram uma excelente prestação no Campeonato Nacional Individual que terminou no último domingo nas instalações dos Pupilos do Exército, em Lisboa. Desta forma, João Guerra Costa venceu a final B, assegurando a participação na final A em 2005, enquanto que Fernando Gouveia, com um pouco de sorte à mistura, levou a melhor na final C.

O campeão nacional de sub-18, que reside na cidade do Porto mas que tem como um dos seus mestres Kevin Spraggett, não deixou os seus créditos por mãos alheias e fechou a final B com uma vitória sobre Henrique Galvão, garantindo a conquista do campeonato e o acesso à final A em 2005, onde competem os melhores xadrezistas nacionais e em que o título nacional absoluto é decidido. De resto, o jovem xadrezista do GX Guarda arrancou uma excelente prestação com uma performance de 2436 (+27 pontos ELO). Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelo Mestre Internacional Vladimiro Pina e pelo ucraniano Andrey Sukhov. Outro xadrezista do GXG que participou na Final B foi Manuel Martins que terminou na 20ª posição, ao cabo das nove jornadas. Já Ricardo Rei (ELO 2011), campeão distrital de Castelo Branco, da ADE, terminou no 37º posto. Na Final C, Campeonato Aberto que apura para a Final B de 2005, em que participaram 71 xadrezistas, Fernando Gouveia (ELO 1845), também da ADE, actual vice-campeão distrital de Castelo Branco, teve um comportamento surpreendente, acabando por ser o grande vencedor. Contudo, a derrota com o número 1, Carlos Humberto Santos ia deitando tudo a perder, mas Gouveia acabou por beneficiar de um facto algo insólito. O telemóvel de Carlos Humberto Santos tocou na última jornada, o que levou à sua desqualificação, terminando em segundo lugar. Na prova principal, a Final A, disputada por dez xadrezistas, o GMI Luís Galego (Boavista) revalidou o título de campeão nacional.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply