Arquivo

Kadhafi morreu

Muammar Kadhafi morreu hoje na sequência dos ferimentos que sofreu durante uma operação militar em Sirtre, confirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Transição

As autorides líbias confirmaram hoje a morte do líder deposto Muammar Kadhafi, noticiou a agência francesa AFP. “Anunciamos ao mundo que Kadhafi foi morto pelas mãos dos revolucionários”, indicou o porta-voz oficial do Conselho de Transição líbio (CNT) em Benghazi (leste), Abdel Hafez Ghoga, em declarações à comunicação social.

“É um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi encontrou o seu destino”, afirmou o mesmo representante.

O antigo líder líbio foi capturado em Sirte e morreu a caminho do hospital na sequência de ferimentos graves.”Kadhafi está morto, absolutamente morto. Foi atingido em ambas as pernas e na cabeça”.

Já antes, outro membro do CNT tinha afirmado à Reuters que Kadhafi havia sido gravemente ferido durante a madrugada, quando tentava fugir numa caravana que estaria a ser atacada pela NATO. “Houve muitos tiros e bombardeamentos contra o seu grupo e ele morreu”, disse.

Também a estação de televisão Al Jazeera avança a notícia da morte do coronel. O médico Abdu Rauf indicou, entretanto, que Aboubakr Youns Jaber, o ministro da Defesa do regime deposto, foi também morto em Sirte.

TV pró-Kadhafi desmente “captura ou morte”

Um canal de televisão pró-Muammar Kadhafi desmentiu “a captura ou a morte” do antigo líder líbio, hoje divulgada por um comandante das forças do CNT.

“As informações divulgadas pelos laicos da NATO sobre a captura ou a morte do irmão líder Muammar Kadhafi são infundadas”, afirmou o canal de televisão, através da página online. A estação refere ainda o antigo líder está de “boa saúde”.

EUA não confirmam captura ou morte de Kadhafi

O Departamento de Estado norte-americano assegurou hoje não ter qualquer confirmação, até ao momento, da captura ou morte do antigo líder líbio.

“O Departamento de Estado não pode, até ao momento, confirmar as informações avançadas pela comunicação social sobre a captura de Muammar Kadhafi”, indicou a porta-voz da diplomacia norte-americana, Victoria Nuland, em comunicado.

Altos responsáveis da administração norte-americana e do Pentágono indicaram que estão a tentar verificar as informações.

O porta-voz do governo de transição líbio, Jalal al-Gallal, e o representante das forças militares líbias, Abdul-Rahman Busin, afirmaram que as informações divulgadas ainda não foram confirmadas.

A NATO anunciou, em comunicado, que aviões da Aliança Atlântica atingiram dois veículos das forças pró-Muammar Kadhafi nos arredores da cidade líbia de Sirte.

Na mesma nota, a organização, que refere que o ataque ocorreu às 8h30 (7h30 em Lisboa), não confirma se o antigo líder líbio Muammar Kadhafi estava na coluna de veículos, “que liderava operações militares e constituía uma ameaça clara para civis”.

(notícia em atualização)

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/kadhafi-morreu=f681977#ixzz1bKaGZdUh

Sobre o autor

Leave a Reply