José Quelhas Gaspar é o novo coordenador da concelhia da Guarda da JS. O jovem liderou a lista única que foi a votos na passada sexta feira e, nos próximos dois anos, promete estar atento à atividade política no concelho.
«Vamos tentar dar o nosso contributo, de forma positiva, para o futuro da Guarda», disse recém-eleito o líder da Juventude Socialista, que também tenciona promover várias atividades chamar a atenção dos jovens para os problemas sociais que afetam a vida da comunidade. «É preciso que saiam de casa e sejam ativos em temas que dizem respeito a todos», refere José Quelhas Gaspar, cuja moção que vai nortear este mandato será votada na primeira reunião da comissão política concelhia, a realizar brevemente. O emprego e a formação política dos jovens são outras questões que tenciona abordar, entre outros assuntos. Quanto às eleições para a concelhia do PS, o líder da JS não se compromete: «Estou mais preocupado em organizar a minha equipa. De resto, ainda não definimos uma posição em concreto», adianta José Quelhas Gaspar.
Além da Guarda, a JS foi a votos em Aguiar da Beira, onde passa a ser coordenada por Renato Pires, Celorico da Beira (João Andrade), Figueira de Castelo Rodrigo (Luís Condesso), Fornos de Algodres (Tiago Andrade), Manteigas (Carlos Domingues), Mêda (Hugo Sousa), Pinhel (João Costa) e Trancoso (Eros Quiaios). As secções de Almeida e Gouveia serão eleitas este mês, em data a anunciar, enquanto Seia e Sabugal não têm atualmente estruturas da JS. No caso da Federação da Juventude Socialista, Pedro Rebelo cumpre o seu último mandato e não se recandidata por ter atingido o limite de idade (30 anos). As eleições vão decorrer no início de fevereiro de 2014 e já há um candidato. Trata-se de António Miguel Carvalho, deputado municipal em Manteigas e antigo coordenador da JS local.
Para amanhã estão agendadas as eleições para a concelhia socialista da Guarda, a que concorre uma única lista liderada por João Pedro Borges. O sufrágio decorre das 17 às 22 horas e há 129 militantes em condições de votar.