Arquivo

Jovem suspeito de atear 13 incêndios em menos de um mês

Indivíduo, de 22 anos, integrava uma equipa de vigilância e prevenção florestal e deitava os fogos momentos antes de iniciar o turno

O Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PJ da Guarda identificou e deteve, na passada terça-feira, um jovem de 22 anos pela presumível prática de 13 crimes de incêndio florestal.

Os fogos terão sido colocados entre 16 de Agosto e 15 de Setembro, nos concelhos de Seia e Gouveia. O indivíduo em causa é sapador florestal e integrava uma equipa de vigilância e prevenção florestal que opera na vertente Norte da Serra da Estrela. Segundo Mário Bento, coordenador do DIC, o jovem ateava os incêndios momentos antes de iniciar o turno, dando depois o alerta dos mesmos. A área ardida por causa destes fogos ronda os três hectares, mas o responsável da PJ revela que «terá sido posta em perigo uma área de 250 hectares». Mário Bento adiantou ainda que o suspeito «colocava incêndios em zonas complicadas», onde estava em perigo uma área extensa de pinheiro e outras espécies florestais. Depois de ter sido presente ao juiz do Tribunal de Seia ontem à tarde, o jovem ficou em prisão preventiva.

Sobre o autor

Leave a Reply