Arquivo

José Carvalho é o novo treinador do Manteigas

Jovem técnico sucede a Nando Ribeiro que não chegou a acordo para continuar no clube serrano

Na sua estreia em campeonatos nacionais, a Associação Desportiva de Manteigas (ADM) aposta num treinador com pouca experiência a nível sénior, mas com provas dadas no futebol de formação. José Carvalho foi escolhido para suceder a Nando Ribeiro, técnico que na época transata garantiu a conquista de uma “dobradinha” inédita e com quem a direção do clube não chegou a acordo para a renovação.

O novo timoneiro do Manteigas não esconde que ficou «de alguma forma» surpreendido com o convite da ADM, até porque sabia de uma tentativa de renovação com o treinador que tinha sido campeão. Contudo, quando o presidente João Leitão lhe traçou o perfil do técnico que pretendiam, José Carvalho não hesitou em afirmar que «tinham ido bater à porta certa», daí o acordo ter sido «muito fácil» de alcançar. O também professor de Educação Física sente-se preparado para «o maior desafio» da sua carreira, confessando que «tinha vontade há algum tempo de pôr à prova todo o conhecimento e metodologia adquiridos noutro patamar de exigência». O técnico, que terá como adjunto Francisco Barros, com quem já trabalhou no Mileu, considera que o coletivo vai ser a «peça mais importante» na época de estreia no agora denominado Campeonato Nacional de Seniores, em que o grande objetivo é «naturalmente a manutenção».

De resto, o treinador está ciente que, «até por desconhecer o nível competitivo desta nova realidade, percebemos que é um desafio altamente ambicioso, mas nunca o vamos tirar do nosso horizonte». Sobre a equipa, José Carvalho não esconde que «há a intenção de assegurar a continuidade de grande parte do plantel do ano passado e reforçá-lo com jogadores capazes de enfrentar este novo desafio de forma arrojada». Os trabalhos de pré-época devem arrancar na terceira semana deste mês, altura em que o «grosso do plantel» já deverá estar formado. A preparação deverá começar no concelho vizinho de Belmonte, devido às obras de alargamento do piso sintético do Estádio Barjona de Freitas, mas «está tudo a ser tratado para a equipa treinar e jogar o mais rapidamente possível em Manteigas».

Vítor Gaspar “carimbou” visto para ida da Secundária da Sé à Hungria

É já amanhã que a equipa de juvenis de futsal masculino da Escola Secundária da Sé também treinada por José Carvalho, parte para a Hungria.

Os jovens guardenses vão representar Portugal nos jogos da FISEC (Federação Internacional do Desporto Escolar Católico), que decorrem até dia 11. No sábado, o primeiro jogo é com a congénere de França e no domingo com os representantes da Hungria. Após folgarem na segunda-feira, nos dias 9 e 10, a Escola da Sé defronta as equipas de Espanha e do Brasil, num jogo que o professor gostava que fosse «uma final». A preparação foi feita da melhor forma possível, tendo em conta que a participação na competição «esteve sempre pendente» até há bem pouco tempo porque era necessário uma «declaração expressa» do então ministro das Finanças, que só chegou a 21 de junho.

Ricardo Cordeiro José Carvalho levou o Mileu da IIª à Iª Divisão Distrital e foi adjunto de Manuel Barbosa no Sabugal

Sobre o autor

Leave a Reply