Arquivo

Jornadas Europeias do Património vão passar pela região

O património industrial e técnico é o tema deste ano e será lembrado na Covilhã, Guarda e Trancoso

Entre amanhã e domingo realizam-se as Jornadas Europeias do Património. A iniciativa é do Conselho da Europa e da União Europeia e decorre anualmente, envolvendo cerca de 40 países. Este ano, os municípios da Guarda, Trancoso e Covilhã associam-se ao evento cujo tema é o “Património Industrial e Técnico”.

Na sede do distrito, o Museu da Guarda e a autarquia prepararam um programa diversificado para os três dias. Amanhã será inaugurada a exposição “Espírito dos Lugares – Cenários” (18 horas) no Paço da Cultura. Entre as atividades há visitas a diversos locais emblemáticos da cidade, como a Sé Catedral, o museu, o antigo Paço Episcopal e Seminário, entre outros. Já no último dia (domingo), entre as 14 e as 17 horas, poderá praticar-se slide na Torre de Menagem. A Associação de Proteção da Natureza do Concelho de Trancoso inaugura amanhã a exposição fotográfica “Património Industrial e Técnico do Concelho de Trancoso”, a realizar em diversos espaços comerciais do centro histórico, com início no restaurante “Retiro do Castiço”. No domingo, pelas 9h30, haverá uma visita ao núcleo de moinhos de água do Vale de Moinhos e Batocais, seguindo-se um almoço convívio.

Na Covilhã, o município agendou para amanhã, a partir das 21h30 no Jardim Público, a apresentação da obra literária de António Garcia Borges “Bairros da Covilhã” e ainda um espetáculo etnofolclórico com o Rancho Folclórico da Boidobra. No sábado têm lugar, além de um ciclo de comunicações, uma visita à Covilan-Laneira às 15 horas, tendo como ponto de partida o Museu de Arte Sacra. No domingo haverá também uma visita, mas desta vez às minas da Panasqueira e aldeia de São Francisco de Assis, também com partida do mesmo museu às 9 horas.

Ainda no âmbito da celebração das Jornadas, o Museu Natural da Eletricidade, em Seia, vai acolher uma exposição que reunirá objetos de arte sacra em simbiose com o seu acervo industrial e técnico, intitulada “A Energia e o Sagrado”. A mostra, organizada pelo município e pela Santa Casa da Misericórdia local, através dos seus espaços culturais (Museu Natural da Eletricidade e Espaço Museológico da Santa Casa), estará patente ao público a partir de amanhã e até 23 de outubro.

Sobre o autor

Leave a Reply