Arquivo

Jornada sobre a problemática da cegueira

Durante o dia de amanhã vão ser debatidas várias questões relacionadas com a deficiência visual no auditório municipal da Guarda

“Um outro olhar” é o tema da Jornada sobre a problemática da cegueira, que decorre amanhã no auditório municipal da Guarda. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara da Guarda e pela delegação local da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), dirigida prioritariamente a docentes e educadores.

A jornada sobre a problemática da cegueira tem início pelas 9 horas, com a recepção e entrega da documentação, seguindo-se a intervenção do coordenador do Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional da ACAPO, José Mário Albino, intitulada “Quando eu for grande”. Depois a técnica de serviço social responsável pelo Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional do Porto da ACAPO, Natividade Abreu, vai falar sobre a “Inserção – Itinerário principal na acessibilidade para a vida”. Durante amanhã serão ainda ouvidos o assessor técnico da Escola de Cães Guias para Cegos de Mortágua, Júlio Damas Paiva, e Peter Colwell, técnico de orientação e mobilidade e de acessibilidades da ACAPO. Após o almoço, a temática centra-se sobre o Braille e para isso foram convidados Maria de Lurdes Martins e Fernando Marques Pereira, ambos formadores de Braille. Pouco depois serão discutidos os recursos informáticos e as soluções para pessoas portadoras de deficiência visual, com Mickael Lopes, professor de informática na ACAPO, e Alexandra Relha, directora Executiva da Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos. Por fim, um investigador de temas relacionados com a cegueira, Bruno Martins, vai contar algumas narrativas relacionadas com esta problemática. Durante a tarde estará patente no átrio do auditório municipal uma exposição sobre equipamentos Tiflotécnicos da UET (Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos).

Sobre o autor

Leave a Reply