Arquivo

Jorge Fael promete «trabalho» para eleger um vereador

Preço da água «socialmente mais justo» e fundo para criação de micro-empresas são algumas das ideias defendidas pelo candidato da CDU à Câmara da Covilhã

«Os partidos não são todos iguais. A CDU é diferente pelo exemplo na dedicação, empenho que coloca ao serviço de todos, na transparência e clareza dos procedimentos, na participação que estimula e incentiva». Foi desta forma que Jorge Fael, cabeça de lista da CDU à Câmara da Covilhã, apresentou a equipa que o acompanha ao acto eleitoral de 9 de Outubro. Os comunistas foram os primeiros a dar “o pontapé de saída” para a campanha autárquica, na última sexta-feira, num comício que contou com a presença do deputado na Assembleia da República, Bernardino Soares.

A maioria laranja foi o alvo das críticas de Jorge Fael, que prometeu «trabalho» para reforçar a presença da CDU na Assembleia Municipal e nas juntas de freguesia, bem como «numa vereação sem oposição». Com algum humor à mistura, e com críticas à gestão do executivo liderado por Carlos Pinto, Jorge Fael enumerou uma série de medidas a desenvolver, caso seja eleito. A redução do preço do metro cúbico da água para «níveis económicos e socialmente justos» é uma das prioridades do candidato da CDU, que defende ainda o fim da privatização da água e do saneamento. «Connosco, os SMAS nunca serão privatizados», garantiu, desafiando ainda Carlos Pinto a explicar aos covilhanenses, antes das eleições, os motivos que o levaram a «pedir, a um banco, uma avaliação dos SMAS». O apoio à criação de micro-empresas através «de um fundo a criar com as receitas da derrama» é outra das linhas prioritárias de Jorge Fael, que defende ainda a valorização dos recursos endógenos, a criação de uma política de reconversão e formação profissional, a defesa dos postos de trabalho existentes e a luta por melhores salários.

A recuperação urbana, a revisão do PDM, uma maior descentralização para as freguesias, o fim da especulação imobiliária e uma maior cooperação com a Universidade da Beira Interior são outras das ideias apontadas. Jorge Fael pretende ainda disponibilizar «cultura e desporto para todos», prometendo «igualdade» de tratamento para todos os agentes culturais e «isenção e clareza dos procedimentos». Na educação, o candidato promete o reforço da rede pública de escolas e um maior apoio às famílias e crianças, propondo assim a «oferta dos manuais escolares» aos alunos do primeiro ciclo e um horário de transportes colectivos mais adequado. Jorge Fael defende ainda um maior apoio aos idosos e às mulheres e, para os jovens, «apoio na educação, habitação, emprego, criação artística e desporto».

Depois de críticas ao governo, Bernardino Soares elogiou a equipa da CDU à Câmara da Covilhã, afirmando tratar-se de «uma candidatura credível, com pessoas sérias e honestas». Por isso, acredita haver «todas as razões» para eleger um vereador e reforçar a presença da CDU nos órgãos autárquicos, salientando que esse seria «um bom resultado para a CDU» mas «acima de tudo, para a população da Covilhã».

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply