Arquivo

Joaquim Valente anuncia Conselho para o Desenvolvimento da Guarda

Objectivo é definir o futuro do concelho, no seguimento do “Plano Estratégico” de 1997

A Câmara da Guarda vai instituir um Conselho Municipal para o Desenvolvimento e a Requalificação de Recursos, com o objectivo de definir o futuro do município a médio prazo, anunciou o presidente da autarquia na última Assembleia Municipal, realizada na terça-feira.

Joaquim Valente anunciou esta medida, após ter sido desafiado por António Monteirinho a definir um Plano de Desenvolvimento até 2020.

O deputado socialista sugeriu a criação de um documento, que denominou de “Plano 20-20” para que «em 2020 possamos dizer, de alguma forma, onde é que a Guarda deveria estar», disse. «Um plano que devíamos desenvolver com a ajuda de todos os deputados, todos os movimentos cívicos e cidadãos», defendeu António Monteirinho, que incitou o autarca a liderar «este movimento, para que possamos definir um plano estratégico de desenvolvimento para a Guarda». Na resposta, o edil valorizou a sugestão, considerando tratar-se de uma «ideia positiva», mas revelou ter já iniciado contactos para constituir o Conselho Municipal para o Desenvolvimento e a Requalificação dos Recursos do município. Joaquim Valente explicou ainda que «estão a ser contactadas entidades, individualidades e sectores de actividade, para definirmos o que queremos para a Guarda». A intenção é traçar «linhas de rumo» nos vários sectores de actividade – turismo, saúde, economia, cultura, educação, entre outros – e definir o futuro do concelho, no seguimento do trabalho já realizado no âmbito do “Plano Estratégico”, elaborado em 1997.

Segundo o presidente, será criado um grupo de trabalho que ficará responsável por fazer um levantamento dos recursos que «podem e devem ser potenciados e que podem transformar-se em riqueza» para a Guarda. «Será um Conselho Consultivo que poderá dar ideias importantes para os nossos objectivos e definir linhas estratégicas para os vindouros, para que os nossos filhos possam desenvolver as suas actividades nesta região», acrescentou Joaquim Valente, recordando que o projecto fazia parte do seu programa eleitoral nas últimas autárquicas.

Sobre o autor

Leave a Reply