Foi no dia 24 de novembro de 1823 que nasceu, em Ferreira de Aves (Sátão), João Inácio Ferreira Lapa. De famílias humildes, subiu a vida a pulso. Estudou na Casa Pia de Lisboa, que lhe permitiu prosseguir os estudos por se ter destacado pela sua inteligência.
As expensas da instituição cursou no Real Colégio dos Nobres, entrando depois na Escola Médico Veterinária do Salitre, onde concluiu o curso com distinção e ali permaneceu a ensinar a partir de 1845. Em 1852 foi criado o Instituto Agrícola, sendo aí colocado como professor de Física e Psicologia. Na Exposição de Londres, em 1862, o seu contributo foi essencial para o êxito alcançado com os produtos agrícolas portugueses. No certame apresentou um estudo sobre os trigos portugueses, recebendo por isso a Medalha de Ouro da exposição. Dedicou-se com particular interesse aos assuntos agrícolas e agronómicos, visitando o país de norte a sul ao longo da sua vida. No Instituto Agrícola foi regente da cadeira de Tecnologia Rural e Química Agrícola, antes de ser nomeado diretor da escola.
Foi indicado como par do reino, mas raras vezes ocupou o seu lugar, preferindo viver para os seus estudos e investigações. Foi igualmente colaborador regular de publicações daquele tempo, como o Comércio do Porto, Comércio Português e Gazeta dos Lavradores. Como professor da antiga Escola Militar de Veterinária, foi-lhe atribuído o posto honorário de capitão. Pertenceu à Academia Real das Ciências, Real Associação Agrícola Portuguesa, Associação Comercial Portuense, e foi correspondente da Sociedade Química de Paris, entre outras. Foi agraciando, ainda, com a comenda da Ordem de Santiago e o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Morreu em Lisboa no dia 4 de agosto de 1892.
Por: Américo Brito