O jazz de qualidade está de regresso à Guarda com o festival internacional “Jazz nas Alturas”, que começa esta noite no grande auditório do TMG. Bernardo Sassetti e Anthony Braxton são alguns dos motivos de interesse, mas há mais como o trompetista norueguês Nils Petter Molvaer e os projectos Heart of Trio, Kynematish e Nova Blue Duet.
O trio de Bernardo Sassetti abre as hostilidades, surgindo em palco acompanhado do contrabaixista Carlos Barreto e do baterista Marc Miralta. O pianista tem-se afirmado como um dos grandes músicos portugueses de jazz, reconhecimento para o qual têm contribuído as suas composições e actuações. Nos seus trabalhos tem evidenciado aptidões de impecável improvisador, compositor e chefe de orquestra, para além de um grande sentido de comunicação com o público. Na Guarda, Bernardo Sassetti evoca alguns dos melhores temas da sua carreira e vai apresentar o seu álbum mais recente, “Nocturno”, um trabalho mais intimista. Amanhã é dia da descoberta de Nils Petter Molvaer. É norueguês, trompetista e experimentalista. Chega ao TMG com a reputação de músico extremista e faz-se acompanhar de “samplers”, ritmos programados, muita electrónica e uma miscelânea de estilos criados em parceria como Jang Bang (“samplers”), DJ Strangefruit (gira-discos) e Rune Arnesen (bateria). O “breakbeat” é o seu universo.
Uma semana depois sobe ao palco uma lenda da música improvisada. Considerado o cabeça de cartaz deste festival, o saxofonista norte-americano Anthony Braxton faz descer à terra a sua mestria improvisadora e musical. Compositor, multi-instrumentista e professor, é insistentemente aclamado como o “Stockhausen do jazz moderno” devido à ousadia, complexidade e genialidade das suas composições. Nascido em Chicago, teve sua visão musical fortemente influenciada pela ligação à Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM), desde sua fundação. Anthony Braxton conviveu e tocou depois com outras grandes figuras do jazz como Dave Holland, Chick Korea, Leo Smith e é hoje um dos grandes nomes da actualidade jazzística. Em palco, Braxton (saxofone e programações) toca com Taylor Ho Bynum (trompete) e Tom Crean (guitarra).
Mas esta edição do “Jazz nas Alturas” conta também com uma secção café-concerto. Os Heart of Trio são os primeiros a tocar. Marco Figueiredo (piano), Miguel Calhaz (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria) mostram o que valem a 13 de Maio na sala alternativa do TMG. Segue-se “Kynematish”, a última proposta do pianista Carlo Morena (dia 19) à volta das grandes bandas sonoras do cinema. Finalmente, dia 26, actua o Nova Blue Duet, formado por Telmo Marques (piano) e Jean François-Lézé (vibrafone), propondo um jazz contemporâneo.
Luis Martins