O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Universidade da Beira Interior (UBI) levaram 598 vagas à terceira fase de acesso ao ensino superior, a que acresceram 47 lugares resultantes da libertação de vagas por candidatos que tinham sido colocados nas fases anteriores.
Do total de vagas oferecidas, só 9,3 por cento foram ocupadas, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior, sendo que 21 dos 46 cursos com lugares disponíveis não colocaram qualquer aluno. O Politécnico guardense recebe apenas mais 14 alunos: oito de Desporto e seis distribuídos por Comunicação Multimédia, Animação Sociocultural, Comunicação e Relações Públicas, Design de Equipamento, Gestão Hoteleira e Turismo e Lazer, quando tinha 277 lugares para ocupar. Já Farmácia, o curso com mais vagas disponíveis (25), não atraiu qualquer novo aluno.
Na UBI há mais 46 “caloiros”, com principal destaque para Gestão, com oito alunos, Ciências Biomédicas (seis) e Cinema (cinco), tendo levado 368 vagas à terceira fase. Engenharia Civil e Química Medicinal eram os cursos com mais lugares, 58 e 33, respetivamente, mas nenhuma vaga foi ocupada nesta terceira e última fase de acesso. A nível nacional concorreram 3.717 estudantes, tendo sido colocados 1.724, menos 607 que no ano anterior.