Na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia, vai ser apresentado a 27 de Setembro o livro “Postos de Turismo do Destino Serra da Estrela – Análise da Situação e Funcionalidades”. Esta apresentação integra-se nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, a terem lugar nesta data.
Esta publicação resulta do trabalho de pesquisa levado à cabo por investigadores do Observatório de Turismo da Serra da Estrela e teve como objetivos fundamentais caracterizar os Postos de Turismo do destino Serra da Estrela, estimar o seu papel como entidades promotoras de espaços de informação turística e avaliar as suas capacidades, relativamente às necessidades de informação dos turistas no século XXI, principalmente no que diz respeito à adaptação aos novos paradigmas de comunicação em Turismo.
Com a publicação deste trabalho procura-se, em simultâneo, apontar orientações, atendendo aos diagnósticos obtidos e às tendências evidenciadas pelos novos comportamentos turísticos.
A informação constitui um dos aspetos mais importantes na promoção de destinos e produtos turísticos, pelo que vem sendo objeto de uma atenção particular por parte dos operadores turísticos que, através de diversas e tendencialmente cada vez mais sofisticadas formas e meios de comunicação, procuram divulgar o turismo e criar condições favoráveis para chegar aos potenciais interessados. Refira-se que a informação turística assume, para além de um papel relevante na promoção dos destinos turísticos, grande influência na criação da imagem dos mesmos, o que implica que se assume como fator crítico na qualificação do destino, na forma como este se difunde e na capacidade de gerar atratividade.