A Comissão Distrital de Segurança Rodoviária (CDSR) da Guarda reuniu na semana passada, rendo discutido um mapa da sinistralidade rodoviária do distrito. Do documento apresentado conclui-se que o IP5 é a via com o maior número de acidentes donde resultaram seis mortos ou feridos graves, seguido da EN 17, a EN 221 e a EN 233 (cada uma com três). Segundo o delegado da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) da Guarda, Luís Celínio, verifica-se também que 95 por cento dos acidentes ocorreram com boas condições de tempo e 75 por cento com luz do dia. No primeiro semestre de 2004, considerando apenas acidentes com mortos ou feridos graves, registaram-se 44 acidentes, dos quais resultaram 19 mortos e 41 feridos graves. Em relação à sinistralidade rodoviária do mês de Junho, registaram-se 162 acidentes, dos quais resultaram um morto, cinco feridos graves e 57 ligeiros. Dados que permitem concluir que são números mais satisfatórios do que os constatados no mês anterior e no mês homólogo de 2003, sem esquecer que algumas vias do distrito tiveram um acréscimo acentuado no seu tráfego por causa da realização do Euro 2004. No entanto comparando este primeiro semestre e o do ano anterior verifica-se que houve menos três acidentes, menos quatro mortos e menos 19 feridos graves. De resto, por causa dos casos de condução em contra-mão registados no distrito, está a ser colocada mais sinalização nos nós de acesso da A23 e A25, nomeadamente, a duplicação do sinal de sentido proibido. E também foi aprovada uma candidatura da Câmara de Celorico da Beira para redução de velocidade e acalmia de trafego em algumas zonas daquele concelho.