Arquivo

IP2 chega a Longroiva no final do mês

É o segundo troço da concessão Douro Interior a abrir ao tráfego no distrito da Guarda, onde as obras prosseguem em direção ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa)

Deverá abrir ao trânsito no final deste mês o segundo lanço do IP2 no distrito da Guarda, entre Trancoso e Longroiva, já no concelho da Mêda.

Inicialmente, a Ascendi, concessionária da Douro Interior, previa para Novembro esta abertura, mas o andamento dos trabalhos permitiu antecipá-la em cinco meses. Com uma extensão de 27 quilómetros, o novo lanço representa um investimento de 42 milhões de euros e permitirá uma redução significativa dos tempos médios de percurso entre Mêda, Trancoso e Celorico da Beira, aproximando estes concelhos da sede do distrito. Com perfil de Itinerário Principal (IP), o novo troço entra em funcionamento seis meses após o primeiro, que liga Celorico da Beira a Trancoso, com um total de 29 quilómetros de auto-estrada. Este é o único lanço da concessão Douro Interior com aquelas características. Em dezembro do ano passado, os automobilistas também começaram a circular no lanço do IC5 que liga o IP4, em Murça, ao nó de Carlão, em Alijó.

A Douro Interior, que inclui a ligação Macedo de Cavaleiros-Celorico da Beira (antigo IP2) e o IC5, entre Murça e Miranda do Douro, terá 242 quilómetros. O empreendimento foi concessionado à Ascendi, em regime de exploração sem portagem, por um período de 30 anos. As obras nos troços Celorico da Beira (A25) -Trancoso, o único em perfil de auto-estrada, e Murça (IP4) – Carlão arrancaram em Julho de 2009. No distrito da Guarda, os trabalhos estão a terminar entre Trancoso e Longroiva, prosseguindo para o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa), prevendo-se que a sua entrada em funcionamento ocorra este ano. Liderado pela Mota-Engil, a Ascendi (ex-Aenor) é o consórcio responsável pela construção, manutenção e exploração da nova via que ligará a A25 a Macedo de Cavaleiros, num investimento previsto de 826 milhões de euros.

Novo lanço tem 27 quilómetros e perfil de IP, num investimento de 42 milhões

IP2 chega a Longroiva no final do mês

Sobre o autor

Leave a Reply