Arquivo

Internacionalização é «oportunidade» para empresas do distrito

Seminário promovido pela Associação Comercial trouxe vários especialistas na matéria à Guarda

«A internacionalização pode ser uma solução interessante em tempo de crise porque, mais do que nunca, vale a pena arriscar». Esta foi uma das principais conclusões do seminário sobre “A internacionalização como via para a recuperação económica” que a Associação Comercial da Guarda promoveu na segunda-feira.

A iniciativa contou com a presença de representantes das Confederações do Comércio e Indústria Luso-Espanhola, do Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Empresarial do Centro e do Comércio e Serviços de Portugal, bem como de diversas empresas. O presidente da ACG salientou que a internacionalização é «uma oportunidade, mas tem que ser bem pensada, avaliada e planeada», havendo apoios institucionais e financeiros para quem o pretenda fazer. Paulo Manuel disse que há mercados «onde temos uma vantagem competitiva adicional, caso dos PALOP, do Brasil e de Espanha, pela proximidade geográfica». Mas advertiu que «é necessário proceder a uma avaliação muito bem feita, com estudos de mercado que possam permitir que as nossas empresas deem passos sólidos e reduzam o risco nos processos de internacionalização».

É que podem constituir uma «oportunidade, sobretudo atendendo à atual situação económica em que o nosso mercado se encontra, mas ao mesmo tempo tudo tem que ser feito com muitos pés e cabeça», sublinhou. O responsável garantiu ainda que «todos estes nossos parceiros, como a ACG, podemos dar um apoio especial a todas as empresas do distrito que tenham intenções de procurar outros mercados». De resto, um dos objetivos da iniciativa foi demonstrar que «pretendemos contribuir para apoiar e alavancar esse tipo de processos como uma alternativa, por um lado, a esta dificuldade que vivemos aqui mas também com a oportunidade que representa a entrada nestes mercados, aproveitando os nossos pontos fortes».

Ricardo Cordeiro Paulo Manuel, à esquerda, sustenta que a internacionalização «tem que ser bem pensada, avaliada e planeada»

Internacionalização é «oportunidade» para
        empresas do distrito

Sobre o autor

Leave a Reply