O intercâmbio estudantil entre o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Brasil) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai conhecer uma nova realidade a partir do próximo ano.
Esta é a convicção da Profª Narayana Nogueira, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, que na passada semana visitou o IPG.
Narayana Nogueira disse ter ficado muito bem “impressionada com a estrutura e a organização do Politécnico da Guarda e dos seus cursos. Achei excelente, foi muito além daquilo que esperava”.
Na sua perspetiva, a partir do próximo ano, os estudantes brasileiros “vão ter muito interesse vir para aqui, bem como os nossos professores”. O contato direto com a instituição, como nos referiu, é muito importante para a definição de um relacionamento eficaz e “o intercâmbio será, a partir de agora, muito mais fácil”.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais está igualmente interessado em receber professores e alunos do IPG.
Para Narayana Nogueira, esta visita ao Politécnico da Guarda, para além do conhecimento da realidade do IPG e da definição das linhas de cooperação estabelecidas, foi também importante do ponto de vista cultural.
“A Guarda é uma cidade maravilhosa”, afirmou-nos esta docente do IFSMG. “Fiquei encantada com a cidade, não sabia que tinha uma história tão bonita.
É interessante que quando nós conhecemos a arquitetura das cidades aqui de Portugal passamos a entender um pouco mais da nossa cultura, das influências portuguesas”.