Arquivo

Inscritos nos centros de emprego aumentam em fevereiro

De acordo com a informação mensal publicada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de inscritos nos centros de emprego continuou a aumentar em fevereiro em termos homólogos (mais de 16 por cento) e mensais (1,6 por cento), para cerca de 648 mil desempregados.

No final de fevereiro encontravam-se inscritos nos centros de emprego de todo o país mais 92 mil indivíduos do que no mesmo período do ano antes. Face a janeiro, o número de desempregados aumentou em 10 356 pessoas, mantendo-se a tendência de crescimento registada ao longo dos últimos meses.

Os inscritos há menos de um ano, que representam 63 por cento do total de desempregados, aumentaram 27 por cento, enquanto que os desempregados de longa duração assinalaram um acréscimo de 2,5 por cento.

Ainda de acordo com a análise dos técnicos do IEFP, o “fim de trabalho não permanente”, continua a ser o principal motivo de inscrição dos desempregados, com 21 337 inscritos ao longo do mês de fevereiro (mais 17,7 por cento face ao mesmo mês de 2011), seguido do despedimento, com 11.578 inscritos (mais 41,4 por cento). De referir ainda que os despedimentos por mútuo acordo dispararam em 135 por cento, para 2 862 inscritos ao longo do mês.

Sobre o autor

Leave a Reply