Na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda decorreu, na passada semana, o seminário de encerramento do Projeto Inovar Com Gosto – Observatório do Queijo Produzido na Região da Serra da Estrela.
Tratou-se de uma iniciativa da AESE (Associação Empresarial da Serra da Estrela) e da Consultora Índice em colaboração com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia.
Este projeto visou “essencialmente dar a conhecer a realidade industrial e comercial do Queijo da Serra da Estrela e produzir um conjunto sólido de dados e informações que sejam pertinentes para a análise do sector do qual poderão beneficiar empresas com atividade no sector, bem como empreendedores que pretendam investir no queijo.”
Durante o seminário, foram apresentados os resultados do projeto Inovar Com Gosto e foram também abordadas as perspetivas para os lácteos Serra da Estrela. O evento culminou com a realização de um concurso gastronómico, dirigido exclusivamente aos estudantes da Licenciatura em Restauração e Catering da ESTH, e que visava a criação de pratos originais com o Queijo Serra da Estrela como ingrediente obrigatório.
Do concurso, resultaram diversas criações que surpreenderam o júri e a assistência pela técnica, sabor e criatividade. O Júri, presidido pelo Chef Diogo Rocha, acabou por atribuir, também, duas menções honrosas às criações dos estudantes da ESTH/IPG e concedeu o primeiro lugar do pódio à equipa Vitor’s, composta pelos alunos Alberto Correia, Helder Ribeiro e José Bruçó, que apresentou o prato vencedor, um “Creme Queimado de Queijo Serra da Estrela”. Para Diogo Rocha, a criação vencedora “é um prato simples, mas consistente que resulta de uma excelente execução técnica e que incorpora na perfeição o espírito da Serra da Estrela”.
Anabela Sardo, Diretora da ESTH/IPG, considerou “excelente a participação dos estudantes da ESTH/IPG nos seminários realizados e, essencialmente, neste concurso que lhes proporcionou a possibilidade de aplicarem os conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo do curso. A criatividade foi a tónica dominante assim como a procura da inovação através da utilização e promoção de um dos produtos emblemáticos da região da Serra da Estrela, especificamente o “Queijo Serra da Estrela.”
A Diretora da ESTH salientou ainda “a importância da sensibilização dos estudantes e da comunidade, em geral, para a relevância que os produtos tradicionais e regionais, especificamente os lácteos, podem ter não só para a economia local, mas também para a nacional.”