Arquivo

Início a “meio-gás” das equipas do distrito no Nacional de Xadrez

GX Guarda e CX Seia não evitaram empate e derrota na primeira jornada, mas na segunda já venceram

Apesar dos reforços de peso, as duas equipas do distrito da Guarda que estão a participar no Nacional de Xadrez da Iª Divisão não iniciaram a prova da melhor forma. No primeiro dia da competição, Grupo de Xadrez da Guarda e Clube de Xadrez de Seia não conseguiram melhor que um empate e uma derrota, respectivamente. O campeonato, que está a ser disputado pelos 10 clubes mais fortes de Portugal, termina este domingo.

Na primeira jornada, disputada no sábado, o GX Guarda empatou com o NX de Faro por 2-2. O GMI canadiano Kevin Spraggett (ELO 2577) ainda venceu Martinez Lopez (ELO 2480) no primeiro tabuleiro, mas Stuart Conquest (ELO 2534) e Fernando Ribeiro (ELO 2262) empataram, respectivamente, com Guerrero Rodrigues (2440) e António Vítor (2414). Por último, o jovem João Guerra da Costa (2205) perdeu no quarto tabuleiro frente a Domingues Garrido (2341). Quanto ao CX Seia não conseguiu evitar a derrota com o Diana de Évora por 1-3. O GMI Igor Nataf (2592) foi derrotado pelo GMI Alexander Riazantsev (2622), enquanto que o GMI Andrei Sokolov (2589) e o MI espanhol Manuel Perez (2509) empataram, respectivamente, com Ibragim Khamrakulov (2504) e Paulo Dias (2363). No derradeiro tabuleiro, o MI português António Fróis (2320) também perdeu com Luís Santos (2366).

Na segunda jornada, realizada no domingo, o rendimento das equipas do distrito melhoraram, tendo as duas formações ganho as respectivas partidas. Assim, o GX Guarda derrotou o Vale de Cambra por 2,5-1,5. Spraggett, Conquest e Fernando Ribeiro empataram os seus jogos frente a Luís Galego (2528), Darcy Lima (2482) e Carlos Santos (2433). Desta vez, foi João Guerra da Costa que ganhou no quarto tabuleiro, assegurando o triunfo da equipa frente a Pedro Parcerias (2269). Idêntico resultado conseguiu o CX Seia frente à Académica da Amadora. No primeiro tabuleiro, Igor Nataf derrotou Evgeny Postny (2592), enquanto que António Fróis, no quarto, venceu Victor Guerra (2320). Já o GMI espanhol Alfonso Romero (2501) empatou com Ruben Pereira (2312). Por último, Manuel Perez perdeu com Michael Prusikin (2557). Na terceira jornada, disputada na última segunda-feira, GX Guarda e CX Seia empataram 2-2. No final das três primeiras jornadas, a AX Gaia liderava a classificação com nove pontos, seguido de Barreirense e Diana de Évora com oito. O GX Guarda era o quarto com 7,5 pontos. Já o CX Seia estava na quinta posição, com seis pontos, os mesmos de AA Coimbra. Na sétima posição, com cinco pontos, figuravam AA Amadora e NX Faro. Na última posição, com apenas três pontos, figuravam Vale de Cambra e Boavista. Hoje disputa-se a sexta jornada com GX Guarda e CX Seia a defrontarem, respectivamente, contra Diana de Évora e Vale de Cambra. Nas três últimas jornadas, guardenses jogam contra Amadora, Coimbra e Gaia, enquanto que os senenses encontram Coimbra, Barreirense e Boavista.

O CX Seia alinha com os GMI franceses Igor Nataf e Andrei Sokolov (2589), o MI espanhol Manuel Perez, o GMI espanhol Alfonso Romero e o MI português António Fróis. Já o GX Guarda está a jogar com o GMI canadiano Kevin Spraggett, o GMI inglês Stuart Conquest, o GMI espanhol Javier Moreno (2509), o FM português Fernando Ribeiro, João Guerra da Costa e António Ferreira (2207). À partida, tratam-se de duas equipas bastante fortes, mas a maioria dos adversários também se reforçou bastante. Caso não consigam alcançar o título, é imperativo que consigam escapar aos três últimos lugares que dão lugar à descida à IIª Divisão.

Equipa B do CX Seia favorita na IIª Divisão

Já no Campeonato Nacional da IIª Divisão, onde participaram 30 equipas divididas em três zonas, a equipa B do CX Seia ganhou a Zona Norte, ficando apurada para disputar com os representantes das Zonas Centro (Mata de Benfica, de Lisboa) e Sul (Sport Faro e Benfica) a “poule” final este fim-de-semana, também em Évora. A equipa B do CX Seia é considerada favorita para conquistar o título de campeã nacional pois tem uma turma constituída por grandes jogadores como o MI espanhol Javier Sanz (ELO 2400), o MF espanhol Amador de la Nava (2294), José Padeiro (2275), Carlos Carneiro (2240), Paulo Costa (2183) e Manuel Martins (2079). No sábado, pelas 20h30, a formação senense defronta o Sport Faro e Benfica, enquanto que no domingo joga com o Mata de Benfica, pelas 14h30.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply