Arquivo

Iniciadas obras de estação elevatória para resolver poluição do Noéme

Investimento de 200 mil euros contempla ainda a construção de uma conduta para ligação à ETAR de S. Miguel

Pode estar para breve a despoluição do rio Noéme, pondo cobro a uma situação que se arrasta desde os finais da década de 80 do século passado. O processo de construção de uma estação elevatória de águas residuais já teve início e a Câmara da Guarda acredita que o projeto, cujo prazo de execução é de 180 dias, vai resolver o problema da poluição naquele afluente do rio Côa que atravessa várias localidades dos concelhos de Guarda, Sabugal e Almeida.

O investimento de cerca de 200 mil euros contempla a construção de uma estação elevatória na Quinta da Granja, nas proximidades da aldeia de Gata, nos arredores da cidade da Guarda, e de uma conduta para ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais de S. Miguel. A conduta já está a ser feita, seguindo-se a construção da infraestrutura da estação elevatória, que vai encaminhar os efluentes de uma unidade de lavagem de lãs para a ETAR. O projeto para a construção da estação elevatória de águas residuais da Quinta da Granja foi aprovado na reunião do executivo de 24 de outubro do ano passado e, na altura, foi apresentado pelo vereador Vítor Santos como «o princípio do fim» do problema da poluição no rio Noéme.

«A obra deverá estar pronta em 2012, num investimento que será repartido entre a Câmara, a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares e uma candidatura a fundos comunitários», anunciou o presidente do município. Para Joaquim Valente, ligar a conduta à ETAR de São Miguel foi a solução considerada pelos estudos levados a cabo como «a que tem maior eficácia e dá maior garantia de despoluição do Noéme». Recorde-se que a poluição do Noéme começou há mais de duas décadas e tem vindo a preocupar autarcas, ambientalistas e moradores das áreas afetadas.

O caso do Noéme tem sido denunciado desde 2009

Iniciadas obras de estação elevatória para
        resolver poluição do Noéme

Sobre o autor

Leave a Reply