Arquivo

Ingressos no CERVAS aumentam na Primavera

Instituição promove campanhas de apadrinhamento de animais selvagens e projectos

A chegada da Primavera e a aproximação do Verão resultam num aumento acentuado dos ingressos no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).

A situação deve-se ao regresso das aves migratórias e à época de reprodução de inúmeras espécies, pelo que a campanha de apadrinhamento de animais selvagens prossegue. Nesta altura é possível adoptar várias espécies, desde um mocho-galego a uma coruja-das-torres ou um milhafre-preto. Outras das espécies a precisar de ajuda são a águia-de-asa-redonda, a águia-calçada, o tartaranhão-caçador, o tartaranhão-ruivo-dos-pauis ou a gralha-preta (15 euros). Por mais cinco euros poderão ser adoptados um abutre-preto, um gavião, um grou ou um bufo-real. Além de apoiar a ave, o padrinho terá a possibilidade de assistir à sua libertação, depois de recuperada, e receberá um certificado de apadrinhamento.

De resto, o CERVAS está também a desenvolver uma campanha de apadrinhamento de projectos para 2008, com o objectivo de recolher apoios para projectos em várias áreas, como o treino de voo e musculação de aves em pré-libertação ou estudos de toxicologia e parasitologia em aves e animais silvestres, entre outros. O Centro, sediado em Gouveia, necessita ainda de alguns equipamentos, nomeadamente um aparelho de anestesia volátil, arcas congeladoras e frigoríficos. O CERVAS pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e destina-se a detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.

Sobre o autor

Leave a Reply