Arquivo

Indicadores económicos e de confiança recuperam em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou hoje que o indicador de clima económico e a confiança dos consumidores portugueses voltaram a recuperar em fevereiro, com este último a atingir o valor mais elevado desde janeiro de 2010. Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em fevereiro alcançando os -32,6 pontos (dos -36,7 pontos observados em janeiro) e atingindo o valor mais elevado dos últimos quatro anos (desde janeiro de 2010).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou igualmente, mantendo o perfil iniciado em janeiro do ano passado, embora de forma mais ligeira, para os -0,6 pontos (dos -0,8 pontos observados em janeiro).

Hoje, também o Eurostat revelou que o indicador de sentimento económico (ISE) para Portugal piorou em fevereiro, depois de seis meses consecutivos a subir, mantendo-se abaixo da média dos países da União Europeia (UE), anunciou hoje a Comissão Europeia (CE).

O indicador de sentimento económico calculado pelo gabinete de estatísticas da CE mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia. Em Portugal, o indicador passou de 99,6 pontos em janeiro para 98,6 pontos em fevereiro. Na zona euro o ISE cresceu residualmente 0,2 pontos para os 101,2 e para os 105,0 pontos na União Europeia (UE), em fevereiro. A nível da zona euro, três das cinco principais economias viram o indicador aumentar: na Alemanha cresceu 0,4 pontos, na Holanda 0,6 pontos e na Itália 2,4 pontos.

Sobre o autor

Leave a Reply