Arquivo

Inatel promove ciclo de teatro em Novembro

Oito companhias amadoras vão realizar 14 espectáculos pelo distrito da Guarda

A delegação da Guarda do Inatel promove em Novembro o seu tradicional Ciclo de Teatro de Outono com o objectivo de fazer itinerar pelo distrito os grupos de teatro locais e incentivar o gosto pelo espectáculo teatral. Em colaboração com alguns municípios, estão programados 14 espectáculos produzidos por oito companhias amadoras que vão percorrer os concelhos de Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Participam os grupos Aquilo Teatro (Guarda), Teatro O Noémio (Vila Fernando, Guarda), Escola Velha (Gouveia), Teatro do Imaginário (Manigoto, Pinhel), Senna em Palco (Seia) e Guardiões da Lua (Quarta-feira, Sabugal) e, como convidados, o Teatro Olimpo (Ansião) e A Carroça (Alcains). O coordenador cultural da delegação guardense do Inatel, Joaquim Igreja, adianta que esta iniciativa visa, além da sensibilização das pessoas para esta actividade artística, «encorajar a actividade dos pequenos grupos locais». O ciclo começa a 6 de Novembro na Casa Municipal de Mêda com a apresentação da peça “A verdadeira História da batalha de Aljubarrota”, por A Carroça, que a apresenta de novo no Centro Cívico de Manteigas no dia 12. A 10 de Novembro a iniciativa prossegue com o espectáculo “A Família Ditirambos apresenta o romance da Donzela Theodora”, do Aquilo, que estará em cena no Auditório Municipal do Sabugal também no dia 12 de Novembro. No mesmo dia são representadas as peças “O Comilão”, pela Escola Velha, no Cine-Teatro São Luís de Pinhel, e “Quero vender-me como escravo”, do grupo Guardiões da Lua, na casa de Cultura de Seia. Uma produção que repete em Vila Franca das Naves (Trancoso) no dia 20.

A 13 de Novembro o grupo O Noémio interpreta “Os Dois Menecmos” no Teatro-Cine de Gouveia, rumando dia 26 para o Auditório Municipal do Sabugal. Já o Teatro do Imaginário leva à cena “Presépio Mambembe” a 19 de Novembro no Centro Cívico de Manteigas, enquanto o grupo Senna em Palco apresenta em Gouveia “Amazonas”. Por seu turno, o Teatro Olimpo apresenta no dia 19 as “Mentiras que os Homens Contam” no Cine-Teatro de Pinhel, uma peça que encerra esta edição do Ciclo de Teatro de Outono no dia 26 no Reboleiro (Trancoso).

Sobre o autor

Leave a Reply