A festa do cinema está de regresso ao Fundão a 30 de Setembro para mais uma edição do IMAGO – Festival de Cinema Jovem, que este ano vai decorrer até 8 de Outubro no novo espaço cultural da cidade, a Antiga Moagem. Um edifício que serve, sobretudo, para «estabilizar e consolidar» o festival, realça Sérgio Felizardo, da Cooperativa Cinema Jovem (CCJ).
Em destaque este ano está um programa especial intitulado “Da Nona à Sétima Arte – Para lá dos super-heróis”, em que se pretende mostrar um conjunto de adaptações de banda desenhada ao cinema. É aqui que vão estrear-se em Portugal o filme “L’Enquete Corse”, de Alain Berberian, e também a curta-metragem “La Señorita Zuenig”, de Sofia Teixeira-Gomes, o único filme português nesta secção. O IMAGO apresenta ainda duas retrospectivas de realizadores deste género, o britânico Dave Mckean e o chileno Alejandro Jodorowsky, que integram ambos o júri da competição internacional. Outra das novidades é a secção competitiva destinada a filmes produzidos para a Internet ou com telemóveis, a “Clix Micromovies”. As inscrições continuam abertas até 1 de Setembro no site www.imagofilfest.com, devendo os interessados – com menos de 35 anos – fazer apenas um pequeno filme de tema livre ou dedicado à temática Inovação&Tecnologia. Só os 20 melhores em termos de criatividade, originalidade e clareza técnica serão seleccionados, para além de outros dois escolhidos on-line pelo público. Os filmes deverão ter uma duração máxima de cinco minutos e cinco “megabytes” de tamanho.
Nesta sétima edição, o IMAGO já bateu todos os recordes de inscrições para as secções habituais para curtas-metragens de jovens realizadores – “Oficial Internacional”, “Docs in Shorts” e “Under 25” – com 1.306 inscrições oriundas de 60 países. Os prémios totalizam mais de 15 mil euros, a atribuir pelos júris internacionais, e ainda o prémio do “júri 2: Onda Curta”, que consiste na aquisição de direitos de exibição dos trabalhos vencedores para o programa de João Garção Borges, exibido na 2 da RTP. Numa das mais emblemáticas secções do festival – “Prospectiva” – destaca-se o trabalho do belga Nicolas Provost, cuja obra mais conhecida é “Exoticore”. O realizador também vai estar presente e integrará o júri da competição oficial. Já a secção “Early Years” é dedicada à filmografia inicial de Clint Eastwood, nomeadamente “The Beguiled making off”, “Play Misty for Me”, “High Plains Drifter” e “The Gauntlet”, realizados durante a década de 70.
Mais actividades e muita música
O “Europe in Shorts – Filmes Experimentais”, o Programa Escolas – em que será estreada a nova curta-metragem dos alunos da Escola C+S de Silvares (Fundão), no âmbito do “Frame a Frame 2006 – e projecções em vídeo são outras propostas do IMAGO. Mas os espectadores poderão ainda apreciar o programa especial “Here Come… the Swedish”, secção dedicada a dois dos colectivos audiovisuais suecos, os ATMO e TRAKTOR, bem como a secção “Stop Making Sense”, inspirada no documentário musical que Jonathan Demme realizou para os Talking Heads em 1984. O programa é composto por clássicos e novidades relacionadas com a música. Na secção “Sound & Vision Experience” está previsto um concerto dos Factor Activo, em conjunto com a Orquestra e Coro da Associação Cultural da Beira Interior, que vão musicar ao vivo dois dos primeiros filmes de animação protagonizados por Félix the Cat. Realce também para a actuação dos Oxygen, um duo electrónico formado por Hélder Costa e Nuno Maciel, autores de uma banda sonora original para o filme “Decasia”, de Bill Morrinsson, e para os DJ sets dos britânicos David Holmes&Andy Voltel.
Liliana Correia