Arquivo

“Illuminate”, de Shawn Mendes

Opinião – Ovo de Colombo

Este mês falo do artista Shawn Mendes e do seu novo álbum, “Illuminate”. O cantor canadiano, filho de mãe britânica e pai português, começou a sua carreira na aplicação “vine”, através da qual se tornou conhecido mundialmente. Esta fama na Internet levou-o, mais tarde, a assinar um contrato com a editora Island Records, tendo lançado um EP (Extended Play) e dois álbuns completos, intitulados “Handwritten” e “Illuminate”.

Este último foi editado em setembro passado e tem um som parecido com o anterior, transmitindo um sentimento de relaxamento, pois a maior parte das músicas são calmas. “Treat you Better” foi o primeiro tema a ser lançado por Shawn Mendes e fala sobre uma relação abusiva entre um casal, e o quão inútil o artista se sente por não poder ajudar a rapariga pela qual se importa.

Já “Ruin” foi o primeiro single promocional de “Illuminate”, apresentando-se como uma música calma e cheia de emoção. Podemos ouvir a voz emocional do cantor ao som de suaves acordes de guitarra, o que torna este tema simples e arrepiante.

“Three Empty Words” e “Mercy” vieram a seguir. O primeiro transmite um sentimento mais feliz do que as músicas referidas anteriormente e é, simplesmente, um tema bonito. Já “Mercy” é mais pesado e podemos ouvir a voz do cantor acompanhada ao piano. Outro dos temas que acho importante referir é “No Promisses”, uma canção calma e com um refrão energético. Esta é uma daquelas músicas que só precisamos ouvir uma vez para nos viciarmos nela. Podemos encontrar diversas notas altas do artista ao som de um instrumental de viola.

Concluindo, “Illuminate” é um disco tão bom como o projeto anterior de Shawn Mendes, com vários temas consistentes que se interligam entre si e que formam um álbum bem conseguido. O cantor e compositor vai atuar em Portugal a 10 de maio de 2017, na Meo Arena, em Lisboa.

Susana Nevado

Sobre o autor

Leave a Reply